Você já passou por algumas (muitas) entrevistas de emprego, não foi contratado e a pergunta que não quer calar ronda sua cabeça: Por que não fui contratado? Qual seria o motivo de não ter conseguido passar? É, estas perguntas nem sempre têm respostas. Muitos acreditam não passar na entrevista por causa da dinâmica de grupo. Alguns acreditam não passar por causa da pergunta feita em relação aos defeitos. Já outros acreditam não passar por que o recrutador não gostou deles. Enfim, cada pessoa tem seus motivos sobre porque não foram escolhidos. O fato é que raros são os recrutadores que dão um feedback após a entrevista e, quando dão, dizem apenas que o candidato não se encaixou à vaga ou que quem foi escolhido é melhor qualificado e se encaixou melhor na vaga. A PROVÁVEL CAUSA DE VOCÊ NÃO TER SIDO CONTRATADO Os recrutadores priorizam e buscam candidatos que possuam afinidades com a cultura da empresa e não somente com a vaga em questão (apesar de ainda haver recrutadores que contratem somente por causa das habilidades técnicas). Para ficar mais compreensível, cultura são os valores e comportamentos dos que trabalham em uma organização. Possuir afinidades com a cultura é essencial para que se possa haver uma boa adequação ao ambiente de trabalho, realizar um ótimo trabalho e criar um clima harmonioso. Na entrevista de emprego, o recrutador encontra as afinidades quando você fala sobre si mesmo e sua vida, quando fala sobre sua trajetória profissional e durante a dinâmica de grupo. Então, se você ainda está desempregado é por que, provavelmente, o recrutador não encontrou afinidades entre você e a cultura da empresa. A afinidade cultural também envolve o estilo de trabalho, a personalidade, a reputação, as preferências…etc. Você ter afinidades com a cultura da empresa significa ter uma longa parceria de trabalho. Mas não pense que é fácil para os recrutadores encontrar estas afinidades, pelo contrário, é bem difícil. PARA SABER SE VOCÊ POSSUI AFINIDADES OU SE DESEJA CRIÁ-LAS, PROCURE SABER SOBRE… A empresa; Seus valores, missão e visão; Sua reputação; As normas e as regras; As pessoas que lá trabalham; O ambiente de trabalho; O estilo da empresa e do trabalho. * Vá até as empresas, converse com quem lá trabalha, observe como as pessoas se comportam, o estilo de trabalho da empresa. Observe também os clientes e como funciona as regras e as normas. Faça pesquisas também no Facebook, LinkedIn e no Google. O FACABOOK, LINDEDIN E GOOGLE São nestas três redes que os recrutadores mais buscam informações necessárias sobre os candidatos. Portanto, é você buscando informações e conhecimentos sobre as empresas para descobrir se possui afinidades com a cultura e as empresas buscando informações e conhecimentos atrás de afinidades entre você e a cultura. Então, cuidado com que você posta, comenta e compartilha nas redes, os recrutadores de olho.