Mais comentada

Gestão das Organizações do Terceiro Setor

Schirlei Freder,

Tratar do tema de Gestão das Organizações do Terceiro Setor não é algo simples, por isso a proposta será publicar uma série de artigos contendo temas dos diversos setores que devem ser desenvolvidos nestas organizações.

Também denominadas Organizações Não Governamentais (ONGs) nas últimas décadas o perfil e o porte das mesmas vem se alterando e não basta a boa vontade para conseguir realizar uma boa coordenação. Faz-se necessária profissionalização na gestão. Existem diversas iniciativas vem sendo realizadas em prol desta profissionalização e a cada ano o desafio aumenta, seja pela rotatividade dos colaboradores, seja pela alternância de lideranças gerenciais ou pelas alterações de leis que regem o setor.

As organizações que compõe o terceiro setor abrangem uma infinidade de áreas no Brasil, desde a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte até clubes esportivos e partidos políticos. A maioria delas existe para uma determinada causa social ou temática e todo o seu funcionamento é regido por esta grande missão. Ou deveria ser desta forma.

O que ocorre é que muitas delas nascem com uma missão bem definida, porém sem a definição de estratégias mínimas de sobrevivência financeira. Gerenciar uma organização com este perfil requer habilidade, dedicação e na maior parte do tempo uma boa dose de voluntariado, porém há o momento em que o voluntariado precisa dar vez para o profissionalismo. E vem o momento de adotar métodos de gestão em todas as áreas da organização.

A intenção destas publicações será contribuir com reflexões que envolvem o dia a dia destas organizações e colaborar com os administradores que já estejam seguindo carreira nesta área ou que eventualmente queiram iniciar a carreira neste segmento.

São destas áreas que iremos tratar nos próximos artigos. 

 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Administradores Gestão ONGs Organizações não governamentais Terceiro Setor

Vagas de trabalho