Mais comentada

Liderança - 6 ferramentas que você pode dar para alguém atingir suas metas

Quais são as variáveis que podem influenciar um subordinado a alcançar ou não uma meta? São 6: poder/autoridade, conhecimento, informação, remuneração, recursos, motivação

Raúl Candeloro,

 

Como líder, uma das perguntas que mais me faço (e também uma das que mais ouço) é “Raul, como faço para melhorar a performance da minha equipe?”.

Uma maneira simples de resolver o assunto é pensando em termos de variáveis que influenciam o trabalho de alguém. 

Isso também ajuda a resolver um outro problema comum, que é a fixação exagerada em focar nos sintomas e não nas causas. 

Ou seja, a maior parte das pessoas fica analisando resultados, quando na verdade deveria analisar os processos que levaram ao resultado (repetindo algo que o Falconi vem pregando há anos...).

E quais são as variáveis que podem influenciar um subordinado a alcançar ou não uma meta? Alguns autores defendem que são 4 (Pasternak, por exemplo), eu diria que são 6. Vejamos quais são:

1)  Poder/autoridade: a pessoa que recebeu a incumbência/tarefa tem o poder e autoridade necessários para atingir o objetivo? De verdade? 

2)  Conhecimento: a pessoa tem os conhecimentos necessários para atingir suas metas? Ela precisa fazer algum curso, ler alguns livros, se desenvolver em alguma área?

3)  Informação: a pessoa tem as informações necessárias para atingir suas metas? Por exemplo, relatórios internos, dados, números? São confiáveis? Estão atualizados? Dão uma visão completa do 'todo' sendo discutido?

4)  Dinheiro: a pessoa tem uma remuneração justa e alinhada com o atingimento da meta (e o que se pode esperar de uma pessoa capaz de atingir essa meta)?

5)   Recursos: a pessoa tem o material/equipamento necessários para atingir a meta?

6)  Motivação: a meta está alinhada com valores pessoais, aspirações e expectativas da pessoa?

Note que todas as variáveis aqui são externas, ou seja, a pessoa incumbida de atingir uma meta ‘recebe’ tudo isso de alguém. 

Por isso eu as chamo de ferramentas. Se ela tinha todas as ferramentas necessárias e não atingiu a meta, só podem existir três razões:

a)  Falha de planejamento.

b)  Algum fator externo negativo imprevisto e incontrolável.

c)  Falta de motivação.

Pensando desta maneira organizada, um líder pode ser muito mais eficiente e eficaz, tanto para dar feedback para alguém da equipe, quanto para criar condições produtivas de atingir metas de maneira consistente.

Então da próxima vez que alguém não atingir uma meta, pense de maneira organizada: a pessoa tinha a autoridade, o conhecimento, as informações, a remuneração, os recursos e a motivação necessários? 

Você fez realmente a sua parte como líder?

P.S. Existe alguma outra variável que você incluiria na lista? Deixe seu comentário abaixo!

 

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: liderança motivação

Shopping