O foco determina a sorte

O grande link com o título, quando você pensa em sorte, é que as pessoas focadas prestam mais atenção, estão respirando aquilo que estão buscando, então é óbvio que têm mais chance de encontrar ótimas possibilidades

iStock

Não faz muito tempo li um livro que tinha esse título. Foi daqueles que comprei só pelo nome, pois só a ideia já me chamou muito a atenção a ponto de eu pensar – "Simples, e uma das maiores verdades que já vi”.

No entanto, esse artigo resolvi escrever após uma entrevista em que uma jornalista me perguntou:

- Alex, você conhece pessoas de sucesso, certo?

Sem pensar, respondi naturalmente:

- Claro, aquelas que têm muito foco né...

Até eu me surpreendi com isso, foi tão espontâneo que parecia uma observação lógica - para ter sucesso precisa ter foco. A jornalista ficou meio sem reação e me olhou, perguntando sobre a importância do foco.

O que realmente me chamou a atenção nesse dia foi essa questão de atribuir que pessoas de sucesso são focadas. Acredito, por ter visto em quase todas as pessoas de sucesso com as quais falei nos últimos tempos, que isso ficou marcado na minha mente a esse ponto.

O grande link com o título, quando você pensa em sorte, é que as pessoas focadas prestam mais atenção, estão respirando aquilo que estão buscando, então é óbvio que têm mais chance de encontrar ótimas possibilidades.

Se você estiver procurando emprego na área de contabilidade industrial, não será sorte quando aparecerem bem mais oportunidades, claro que até pode acontecer alguma situação incomum que abra algumas oportunidades a mais do que o normal, porém, a grande “sorte” aqui é sua atenção maior que começou a perceber o que normalmente você não notaria.

Outra questão é que você começa, se realmente tiver foco, a descartar mais coisas que não tinham muito a ver com o seu objetivo. O natural é ficar ainda melhor no que está buscando, com mais energia, tempo e dinheiro sendo postos onde sua atenção está... Você irá evoluir.

O que gostaria deixar para você nesse artigo é simplesmente que o mundo não conspira ao redor de pessoas sortudas, pois elas simplesmente são focadas a ponto de perceberem as oportunidades que a vida traz naquilo que elas realmente querem... Ainda que o foco dependa de você, a sorte, que tanto falam, não. Eu apostaria naquilo que você pode controlar...

Avalie este artigo:
(4)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração