O que é feedback?

Neste artigo, abordo de maneira clara o que é feedback e dou dicas de como fornecer e receber feedbacks

Seguir + Carlos Hilsdorf,

O termo feedback é originário de ciências como Física, Química, Biologia e Engenharia, entre outras. Trata-se, também, de um conceito fundamental em Administração, pois refere-se a uma importante ferramenta gerencial e de liderança.

Observe como o conceito é genericamente aplicado nas demais ciências, para compreender sua exportação para o universo da Administração:

"Entende-se por feedback o processo (parte de uma cadeia de causa e efeito), onde uma informação sobre o passado influencia um mesmo fenômeno no presente e/ou no futuro, permitindo ajustes que mantenham um sistema funcionando corretamente".

Embora frequentemente traduzido como retroalimentação ou simplesmente "retorno", considero que a melhor maneira de traduzir feedback, para maximizar seu efeito gerencial, é como "alimentação".

Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa.

Devemos entender por informação crítica aquela que é crucial para o aperfeiçoamento da performance e, portanto, oriunda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum.

Desta maneira, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

Feedbacks versam sobre: desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas.

O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorarem seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência!

Devemos observar que o feedback deve ser sempre educativo, jamais punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como conceito.

Feedbacks podem e devem ser utilizados como ações de validação e parabenização frente a condutas e resultados positivos; e , claro, também podem e devem salientar equívocos e discrepâncias de desempenho, quando ocorrerem. Porém, a prática do feedback deve ser utilizada sempre de maneira construtiva, afinal, seria um absurdo imaginar que pessoas que se sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente motivadas a melhorar sua performance.

Isso não significa que um gerente e/ou líder não tenha que aplicar algum tipo de punição ou restrição durante o exercício das suas competências gerenciais e de liderança, mas evidencia que punição e feedback são conceitualmente e pragmaticamente diferentes!

Normalmente, quando o feedback é bem utilizado, as situações que demandam por qualquer tipo de punição diminuem consideravelmente, até porque a correta utilização do feedback é preventiva e elimina um considerável número de situações que evoluiriam para um nível crítico, na ausência de orientação e correção.

Daí a importância da aplicação constante de feedbacks ao longo do tempo, lembrando que sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas!

Para que um feedback tenha êxito, duas condições essenciais e interdependentes precisam estar presentes:

  • Uma relação de confiança entre as partes
  • Uma relação de respeito entre as partes


Confira 10 dicas para fornecer feedback de maneira adequada:

1) Jamais viole o princípio da confiança;

2) Jamais viole o princípio do respeito;

3) Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética;

4) Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção);

5) Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback;

6) Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback;

7) Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback;

8) Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível, que seja dado pessoalmente);

9) Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha alguém a constrangimentos);

10) Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida.

Lembre-se: o líder gera no liderado o desejo por feedback, o não-líder gera aversão a feedbacks.

Confira, agora, 10 dicas para receber feedback de maneira adequada:

1) Demonstre e comunique sua confiança e interesse em receber feedbacks;

2) Ouça-os com atenção e respeito, mesmo que discorde a priori;

3) Mantenha a ética com relação a outros envolvidos;

4) Se receber um feedback positivo, lembre-se de agradecer e dar créditos aos que o tenham ajudado a obter este resultado;

5) Se receber um feedback negativo, não se esquive das responsabilidades, aceite-as;

6) Se receber um feedback injusto, verifique se o momento e o estado emocional do interlocutor são favoráveis para a sua contra-argumentação;

7) Não confunda emoções e sentimentos pessoais com profissionalismo, concentre-se nos fatos;

8) Entenda toda e qualquer crítica como possibilidade de crescimento e evolução, mesmo que seja nos quesitos de tolerância e paciência;

9) Verifique se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradeça e comprometa-se a refletir e rever o que for necessário;

10) Mantenha discrição e sigilo sobre o feedback recebido.

O profissional em busca de excelência não espera para receber feedbacks, solicita-os sem receio ou vaidade. Seu objetivo de crescimento e evolução alimenta-se destes inputs de como está sendo percebido.

Como vimos, neste breve artigo, feedback é uma ferramenta de alto impacto e, quando corretamente utilizada, possui a potencialidade de maximizar resultados positivos e reverter resultados negativos.

Saber fornecer e receber feedbacks é uma arte que diferencia em larga escala aqueles que a aprimoram.

Jamais nos esquecemos de alguém que nos forneça um feedback que nos ajude a crescer!

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Tags: administração carreira desenvolvimento pessoal feedback gestão liderança management trabalho em equipe

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