Mais comentada

Você conhece as 7 vantagens do curso in company?

No contexto de um mercado que busca atrair e reter colaboradores “cobiçados”, para alcançar e/ou manter competitividade, uma boa remuneração e um pacote de benefícios já não são mais suficientes para manter um colaborador talentoso, motivado e produtivo. Os cursos in company surgem como uma opção estratégica na hora de agregar valor ao negócio da empresa.

Vivemos a Era do Aprendizado, onde a oportunidade de aprendizado e crescimento figura entre os fatores principais para que os colaboradores encontrem um propósito no trabalho com a consequente realização profissional.

Atentas a esse cenário, as organizações têm valorizado cada vez mais a Educação Corporativa. Apesar de ter sido um ano marcado pela crise econômica, 2016 registrou um aumento de 24% em relação ao ano anterior, quanto a investimento das empresas em treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores (Panorama do Treinamento no Brasil 2016, produzido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - ABTD).

Os cursos in company surgem como uma opção estratégica na hora de agregar valor ao negócio da empresa.

Curso in company – por que?

Muitas vezes, a busca por profissionais qualificados esbarra no gap entre as grades das instituições de ensino e a demanda do mercado de trabalho.

Diante disso, não faz sentido esperar que os colaboradores entrem “prontos” para o mercado, com conhecimentos e comportamentos que justificam uma contratação. Em consequência, as empresas estão progressivamente desenvolvendo seus próprios sistemas de capacitação, trazendo a faculdade para dentro da organização.

Os cursos in company são estruturados “sob medida” para suprir este gap, e ministrados na própria empresa, até em Universidades Corporativas.

Um curso in company vai de encontro com do objetivo de qualquer educação corporativa, i.e. promover o desenvolvimento dos colaboradores através da gestão da sua competência.

A possibilidade de customização dos treinamentos é, portanto, um grande diferencial dos cursos in company; é ele que ensina o que faculdade não ensina.

Cursos in company – quais são as vantagens?

Sabendo da importância do desenvolvimento de pessoas para a competitividade nas empresas, destacamos abaixo outras vantagens dos cursos in company.

1 - Economia de tempo

No dia a dia corporativo, ninguém tem tempo para ler dezenas de livros, centenas de informativos e milhares de notícias.

Um curso in company sintetiza e compartilha conteúdos relevantes, de forma prática e aplicável.

2 - Quebra de rotina

“Estando numa boa”, ideias novas fluem, pontos de vista diferentes provocam reflexão, distâncias entre querer e poder se reduzem

Num curso in company as soluções ganham forma.

3 – Integração

Alinhar os colaboradores com a cultura da empresa, integra-los às praticas organizacionais e promover o relacionamento interpessoal são grandes desafios na gestão de pessoas. Focados no seu dia a dia, nas suas tarefas específicas, muitas vezes os colaboradores correm o risco de alienação cultural, miopia de hábitos e falta de tempo de conversar.

Os cursos in company são, portanto, uma oportunidade de integração.

4 - Redução de custos

Muitas vezes os treinamentos são realizados na própria empresa, portanto, não há ônus em relação ao aluguel do espaço para sua realização. E mais: de modo geral, os cursos in company são realizados em pacotes, reduzindo o valor por participante.

A redução de custos é portanto uma grande vantagem do curso in company.

5 – Conteúdo específico

Ao realizar um curso in company, as empresas podem customizar o conteúdo de acordo com a realidade e as necessidades dos participantes.

Os temas trabalhados surgem de situações reais do participante; os exercícios são moldados conforme o perfil do participante; o aprendizado pode ser utilizado imediatamente no dia a dia do participante.

A adequação reduz a complexidade da assimilação de competências, portanto tornando mais fácil a sua aplicação no cotidiano dos colaboradores.

Este “funil“ personalizado é mais uma grande vantagem do curso in company.

6 - Pontapé inicial

No curso in company é possível ainda sanar as dúvidas e aproveitar os insights que surgem durante o treinamento; ou seja, ganha-se com incremento e aprimoramento das atividades diárias dos participantes.

O curso in company incentiva o participante a usar o seu potencial em favor da empresa – e dele mesmo.

7 – Otimização do tempo

A flexibilidade em relação a datas e local é um dos benefícios dos cursos in company, já que a sua disponibilidade depende da própria empresa. Fica a critério da empresa, portanto, escolher os horários e localidades para realização dos cursos in company, dentro ou fora do expediente de trabalho, para que o treinamento não prejudique as atividades cotidianas dos profissionais.

A otimização do tempo junto com a atenção exclusiva do facilitador é portanto mais uma grande vantagem do curso in company.

Conclusão

As ações de Educação Corporativa são realizadas visando usufruir de todas as vantagens apresentadas acima. Segundo a pesquisa da ABTD, houve alta de 30%, comparando-se com 2015, no número de empresas que têm universidade corporativa, ou seja, quando a companhia customiza os cursos destinados aos colaboradores exatamente de acordo com a sua necessidade, uma espécie de evolução dos cursos in company mais pontuais.

A tecnologia tem sido uma importante aliada da Educação Corporativa. Os cursos in company podem ser ministrados a distância, seguindo a mesma lógica da customização, sendo possível trazer para dentro da organização um facilitador, ainda que esteja geograficamente distante.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: curso in company, cursos in company, educação corporativa

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração