Mais comentada

Você é um líder ou um gestor? Por que não os dois?

"Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas" Peter Drucker

iStock

Quando Frederick Taylor iniciou seus estudos em Administração Científica, ele utilizou um cronômetro para monitorar a produtividade com a meta de melhorar o desempenho. A função do gerente na época de Taylor era tomar o controle para garantir produtividade e lucro. Na maior parte do século XX, administração foi o principal item da agenda.

Liderança x Gestão - Qual a diferença?

Os termos "Gestão" e "Liderança" são frequentemente trocados. Na verdade, muitas pessoas os enxergam como basicamente a mesma coisa.

Liderança é a habilidade de influenciar um grupo para se alcançar objetivos. Gestão, por outro lado, é o uso de autoridade inerente da hierarquia formal para obter o cumprimento dos membros organizacionais. É o conjunto de processos que mantêm uma organização funcionando.

Gestão é uma ciência que pode ser ensinada e aprendida; liderança é uma arte. A gestão é uma função, enquanto a liderança é um relacionamento. Liderança tem a ver com fazer com que as pessoas entendam e acreditem na sua visão e fazer com que trabalhem com você para alcançar seus objetivos.

Uma distinção essencial entre gestão e liderança é que gerimos "coisas" e lideramos "pessoas".

"Se você quiser construir um navio, não convoque homens para juntar madeira, dar ordens e dividir o trabalho. Antes, ensine-os a se apaixonar e desejar o eterno e distante mar”. - Antoine de Saint-Exupery



Os dois conceitos são de fato bem distintos e entender as diferenças entre liderança e gestão pode garantir que você veja onde você pode melhorar e não presumir que você simplesmente é bom em ambos. Ao fazer esse contraste e entender suas diferenças, podemos equilibrar melhor e desenvolver esses papeis essenciais.

1. Tomada de Decisão - Participativo x Diretivo

 Liderança: "Me acompanhe nessa batalha". Gestão: "agora você vai em frente como discutimos e planejamos". Gestores delegam e atribuem deveres enquanto líderes participam ativamente. Líderes mostram como é feito e dão suporte a sua equipe com o apoio para que eles tenham sucesso. Eles prosperam no engajamento. Gestores dizem "como". Líderes lideram por exemplo através de suas próprias ações. Gerentes dizem "eu". Líderes dizem "nós". Liderança é um jogo de equipes e verdadeiros líderes se tornam grandes jogadores, por conta de sua habilidade de entender e se conectar com as pessoas ao seu redor.

2. Abordagem - Visão x Administração

Líderes estão focados na missão e estão interessados no panorama geral. Gestores são responsáveis pelo presente. Líderes são responsáveis pelo futuro. Gestores se organizam e se planejam para bater as metas anuais. Líderes criam uma visão de anos de estrada que irão alterar o percurso da história.

3. Estilo - Transformacional x Transacional

O líder é escolhido por sua equipe enquanto que o gerente, na maioria das vezes, escolhe sua equipe. O gestor depende do controle; o líder depende da confiança. Eles confiam em sua equipe para corresponder a isso e sua equipe confia em sua liderança. Líderes focam na construção de equipes. Eles treinam indivíduos para crescer e se expandir. Ditar através do estilo de administração autocrático não irá conquistar os corações e mentes dos indivíduos, então a liderança exerce um papel importante em liderar e motivar as equipes para alcançar esses novos limites.

4. Poder - Influência x Autoridade Formal

Líderes comandam respeito. Gestores demandam. O termo gestor significa que você é um administrador, guardião dos pertences de outra pessoa. Gestores são instrumentos da política corporativa onde a liderança está vendendo uma visão que requer que os outros a comprem.

"Líderes colocam fogo dentro das pessoas enquanto gerentes colocam fogo embaixo delas". - Kathy Austin

5. Foco - Orientado a Pessoas x Orientado a Tarefas

Gestores obtêm resultados apesar das pessoas. Líderes obtêm resultados por conta das pessoas. Como um funcionário observou "Gerentes apenas conseguem o meu melhor por conta das expectativas que eu coloquei para mim, não para eles".

Às vezes, gestores traçam metas que são inatingíveis para suas equipes. Líderes miram em fazer com que as pessoas alcancem seu potencial verdadeiros. Grandes líderes geralmente dão muita importância a valores éticos. Eles escolhem fazer "o que é certo", até se for difícil.

"Gestão é a eficiência em subir a escada do sucesso; liderança determina se a escada está apoiada sobre a parede certa". - Stephen R Covey

6. Tolerância a Risco - Busca por Risco x Aversão ao Risco. Liderança tem a ver com mudança. Líderes inovam, desenvolvem e inventam enquanto que gerentes mantêm conformidade aos padrões existentes. Eles "seguem o que está no livro". Líderes colocam novas direções já que seu foco é criar novos caminhos. Eles querem levam pessoas a lugarem que elas nunca estiveram. Gerentes as mantêm no mesmo lugar.


"Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas.". - Peter Drucker

7. Motivação - Conquista x Compensação

Ser um gestor é um trabalho, você implementa as práticas da organização. Ser um líder é um papel, você guia, inspira etc. Seu cumprimento chega ao trazer mudanças positivas. Um bom líder coloca o interesse de seus seguidores antes do seu, eles medem o sucesso ao ver se seus seguidores se sairão melhor.

Com o passar do tempo os gestores são esquecidos, mas líderes se mantêm nos corações e mentes de seus seguidores muito depois de terem ido embora.



Dando o próximo passo para a Liderança

Não é impossível para um gestor se tornar um líder. Algumas vezes só é preciso estar ciente do que eles precisam fazer para cumprir suas responsabilidades como um líder. Gestores podem se tornar líderes efetivos ao adotar o seguinte: Visão, Integridade, Construção de Equipe, Comunicação, Inspiração, Aprendizado Contínuo, Humildade, Construção de Relacionamento, Tomada de Risco, Recompensa e Reconhecimento.

Todos os líderes são gestores?

Muitas pessoas acreditam que ser um bom líder significa automaticamente que você é um bom gestor e vice-versa. Às vezes excelente líderes não são capazes de gerenciar pessoas de forma efetiva porque estão pensando de forma muito macro e não o suficiente micro.

Conclusão

O mundo está cheio de empresas que tinham uma liderança visionária e inspiracional, mas falharam na execução por conta da falta de administração competente.

Naturalmente a liderança está a frente da administração. Uma organização bem equilibrada possui liderança em sua base. Muitos dos grandes líderes do mundo não funcionavam sob títulos formais ou dentro dos confinamentos de uma organização determinada.

"Liderança é uma arte de alcançar mais do que aquilo que a ciência da gestão diz que é possível". - Colin Powell

A grande necessidade por carisma e inspiração é um dever, mas, da mesma forma, sistemas devem ser monitorados e controlados para garantir que tarefas e trilhas sejam criadas para executar a visão, que é normalmente alcançada através da função de gestão. Sem habilidades gerenciais eficientes, a direção escolhida por um líder corre o risco de ser insustentável.

Ser capaz de misturar esses dois estilos é uma habilidade verdadeiramente única. Tenha em mente que há gestores em abundância no mundo, mas pouquíssimos incorporam características de líderes.

Portanto, tanto a gestão quanto a liderança são necessárias como ambas as asas são essenciais para um voo de avião. Apesar do fato de que haverá turbulência, pertubações de passageiros e a necessidade de alternar entre altitudes, tanto a liderança quanto a gestão são necessárias para conduzir a organização de um pouso de sucesso, chegando, então ao destino projetado de forma efetiva e eficiente.

Avalie este artigo:
(7)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração