Recentemente escrevi um artigo sobre a importância de aprender a ouvir as outras pessoas. Acredito que numa sociedade “emsimesmada” como a que vivemos, passamos a acreditar que o singular é mais importante que o coletivo, que apenas nossas idéias e nosso comportamento contam. Parece que esquecemos de dar importância ao outro. Entendo que além de aprendermos a ouvir, temos que aprender a escutar. E escutar ativamente. Escutar ativamente significa dar relevância ao que a outra pessoa está dizendo e com isso, passamos a interagir produtivamente ao invés de apenas ouvir por ouvir. Como minha avó sempre diz: “Entrar por um ouvido e sair pelo outro”. Escutando ativamente, você transmite diversas coisas à pessoa que fala, mantendo o relacionamento no clima mais cordial e confiante possível: – estou interessado em você, em suas idéias e em seus sentimentos; – respeito sua posição, concordando ou não com ela; – sou uma pessoa com que você pode falar. A seguir apresento algumas formas de garanti que, quando algém está falando, você ão ouça apenas as palavras, mas procure compreender a mensagem: – Escute sem ser precipitado. Não apresse seu interlocutor. – Dê-lhe retorno, não necessariamente em palavras. Muitas vezes, um sorriso ou um movimento da cabeça bastam. – Obrigue-se a escutar cuidadosamente a mensagem. Peça esclarecimentos se ela for confusa. – Ao perceber que sua mente começa a vagar, concentre de novo a atenção naquilo que o interlocutor está falando. – Com tato, sonde para ver se consegue mais informação, senão o interlocutor vai sonegar alguma coisa que, de outra forma, revelaria a você. – Não seja crítico e não faça julgamentos. Em vez disso, concentre-se no que está sendo dito, principalemnte se não estiver interessado no que o interlocutor estiver falando. – Preste muita atenção nos sinais não-verbais que recebe. Está percebendo ansiedade, tensção, raiva, desconfiança? Você pode reagir de modo a reduzir os sentimentos negativos que está notando? – Procure não começar a preparar sua resposta enquanto a outra pessoa estiver falando. Faça anotações rápidas para não esquecer os pontos que gostaria de resolver, mas não se distrais e continue escutando e compreendendo as palavras e a intenção do interlocutor. – Não se sinta tentado a dar conselhos antes que a outra pessoa tenha terminado de falar, pois ela quer ser ouvida, não aconselhada. Estes são comportamentos que podem ser desenvolvidos e que com certeza fazem muita diferença nos relacionamentos do nosso cotidiano. Bibliografia: Nierenberg, Juliet. e Ross, Irene S. Os segredos da negociação. Tradução Anna Quirino. São Paulo: Publifolha, 2003.