Divórcio e coaching

O que diferencia o ser humano dos outros animais é a capacidade que tem de de raciocinar, mas por que será que nos esquecemos de usar essa habilidade tão importante quando estamos diante de um problema que envolve sentimentos?

Quando focamos toda a nossa energia e inteligência no problema, interpretamos a situação que estamos vivendo apenas com a emoção e por isso não conseguimos enxergar nada além das dificuldades.

O melhor caminho para enfrentar um problema é parar de remoer sentimentos negativos e raciocinar com foco em possíveis soluções para este problema. Quem pretende continuar pensando e agindo como sempre fez, não alcançará resultados diferentes dos que já teve. A proposta do coaching é instigar novas formas de pensar e, consequentemente, de agir.

Mas qual relação pode existir entre divórcio e coaching?

O processo de coaching é indicado para auxiliar na reconstrução de vida após o divórcio, pois o coachee (cliente) será treinado para pensar em soluções que normalmente não enxergaria se estivesse “sozinho” em sua zona de conforto. A missão de um coach de relacionamento é ajudar as pessoas que estão enfrentando conflitos em seus relacionamentos pessoais a enxergar essas soluções e desenvolverem novas estratégias para retomar suas vidas.

A dor causada pela separação é inevitável, mas esse processo pode ser conduzido de forma civilizada e gerando menos sofrimento para os envolvidos, principalmente quando há filhos, pois existem ex-maridos e ex-esposas, mas não existem ex-pais, ex-mães e ex-filhos. Nesses casos, o relacionamento entre os pais precisa ser mantido, acima de qualquer divergência pessoal.  

Se relacionar bem com um(a) ex não é fácil para ninguém, mas pode ser mais simples se você seguir à risca as 7 dicas que eu dou no meu e-book. Ele está sendo disponibilizado gratuitamente para download, mas por tempo limitado.

"O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências. O coach ajuda as pessoas a identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápida e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir". Sulivan França

Embora a transição causada pelo divórcio possa ser dolorosa, ela também pode simbolizar o início de uma nova etapa da vida, que pode ser ainda muito melhor! Basta acreditar nisso, buscar ajuda profissional quando for necessária e seguir em frente.

 

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching divórcio guarda de filhos mudança de paradigma relacionamento separação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração