Geração HI-Tech: culto a tecnologia

A era do pós-modernismo iniciou-se na década de 1950, com o surgimento da computação, transformando a vida do homem. A era da informação nos bombardeiam constantemente com informações nas redes sociais, rádio, televisão, jornal eletrônico e etc

A era do pós-modernismo iniciou-se na década de 1950, com o surgimento da computação, transformando a vida do homem. A era da informação nos bombardeiam constantemente com informações nas redes sociais, rádio, televisão, jornal eletrônico e etc. Tudo acontecendo tão rápido, globalizado, conectado, gerando informações instantâneas do que acontece aqui no Brasil e no Exterior.

  Antigamente as informações demoravam a chegar, as pessoas se comunicavam através de cartas, telegramas, e a tecnologia revolucionou esse processo criando o e-mail, as mensagens por sms do celular, os blogs, redes sociais como orkut, que hoje foi substituído pelo facebook, o instagram, twitter, entre outras redes sociais, e a própria internet em si recheadas de informações sobre o cotidiano, a economia, as tendências do mundo da moda e musical.

  Estudamos e aprendemos nas aulas de história: manufatura x revolução industrial, onde uma é caracterizada como época dos artesãos que controlavam sua jornada de trabalho e também o processo de produção manufatureira, o jeito artesanal de fazer as coisas que eram consumidas em todo continente europeu, e não existia a divisão do trabalho, e depois houve o surgimento da 1ª Fase da Revolução Industrial (1750-1860), no século XVIII na Inglaterra, modificando todo o processo artesanal, e estruturando a racionalização do trabalho, dividindo todo o processo do trabalho, que antes o artesão produzia do inicio ao fim.

  Nessa 1ª fase surgiram as máquinas industriais movida a vapor, a invenção da locomotiva (meio de transporte) e o surgimento do telegrafo (meio de comunicação da época), logo após houve a 2ª Fase da Revolução Industrial (1860-1945), e mais uma vez a tecnologia foi se modificando, agora a locomotiva não era mais a vapor, mas sim movida a óleo, o surgimento do automóvel, novas fontes de energia (petróleo e energia elétrica), surgimento do rádio e da televisão, e o surgimento das máquinas automáticas melhorando o processo produtivo, conhecido como produção em massa.

  A geração hi-tech, é a fase do pós-modernismo (era da computação), e o que é Hi-Tech? É um termo inglês que traduzindo para o português que significa alta tecnologia. A tecnologia é positiva? Sim, claro que é. É uma aliada no processo evolutivo, mas vem causando um certo afastamento das pessoas que podemos chamar de individualismo, e vivemos numa era que tudo é superficial. O relacionamento das pessoas estão sendo afetadas, já não existe mais o calor humano, da conversa olho a olho, e sim das conversas e relacionamentos virtuais nas redes sociais. O surgimento dos aparelhos eletrônicos: Ipad, Iphone, smartphone, celulares com tecnologia androide com conexão com a internet.

A geração hi-tech, estão com suas vidas expostas tanto pública como privada nas redes sociais, tudo que se faz é tirado foto e postado no facebook, instagram e etc., e os jovens e crianças nas escolas o tempo todo com o celular na mão jogando, acessando a internet no bate-papo, até as mensagens sms são trocadas, sem precisar se deslocar até o outro para conversar.

A evolução tecnológica (hi-tech) causou um forte impacto nos relacionamentos entre as pessoas, prejudicando o convívio social, tornando tudo superficial, e praticando o culto ao meio tecnológico.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: era da computação evolução racionalizaçao do trabalho revolução industrial Tecnologia