Mais comentada

O que é Criatividade?

Afinal, o que é criatividade? Saiba mais sobre o seu significado e a origem da palavra, bem como podemos aplicar a criatividade dentro de uma empresa.

Priscilla Ramos,
O que é CRIATIVIDADE?

 

Afinal, o que é essa tal CRIATIVIDADE? Definir criatividade é algo tão difícil quanto dizer quantos grãos de areia existem em uma praia. São tantos os conceitos que seria utópico demais escolher uma única definição para criatividade, tamanha a amplitude do seu significado.

No entanto, para entendermos melhor o que é a criatividade, convém entendermos a origem da palavra. Que tal?

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como "a qualidade ou característica de quem [...] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar". O dicionário Aurélio define criatividade como "capacidade criadora, engenho, inventividade; capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua."

Com estas definições, fica mais fácil começar a formar nosso conceito do que vem a ser a CRIATIVIDADE.

Em termos simples, a criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de criar algo.

Porém, cabe uma pergunta: Apenas quem cria algo é criativo?

Na verdade não! Perceba que uma das definições de criatividade envolve também a engenhosidade e a inovação, ou seja, a criatividade não necessariamente indica criar algo novo, simplesmente do nada. Baseados nesta ideia é que muitas pessoas acham que não são criativas, pois imaginam que é necessário criar algo muito diferente do que já temos no mundo para serem considerados pessoas criativas. E é totalmente o contrário! Todas as invenções e descobertas do mundo de hoje são baseadas em algo que já existe, em algo que alguém criou com base em outras coisas que já existiam. Sendo assim, todas as pessoas podem apresentar certo grau de criatividade, pois ela é uma característica nata de todos os seres humanos. Mas este tópico iremos abordar em um post futuro, ok?! Muita calma nessa hora...

Voltando à definição de criatividade, vemos que a engenhosidade e a inovação fazem parte deste conceito. A engenhosidade é aquela capacidade que temos de "dar um jeitinho" nas coisas para que elas estejam mais ao nosso modo, ao nosso jeito, usando nossas habilidades para criar ferramentas ou adaptar as situações ao nosso gosto, principalmente quando nos falta um recurso. Um exemplo de engenhosidade é aquele da cozinheira que adapta suas receitas na falta de um ingrediente. E é da engenhosidade que surge a inovação. Afinal, a inovação nada mais é do que fazer algo de um jeito diferente, igualmente ou até mais eficiente do que o jeito anterior. Ainda no caso da cozinheira, a falta de um ingrediente foi reparada com a sua engenhosidade, adaptando um outro ingrediente similar ou equivalente e uma nova receita pode ter surgido desta experiência. Pode-se dizer então que é uma cozinheira criativa pois ela conseguiu resolver uma situação com engenhosidade e, por que não dizer, até mesmo com inovação.

Todos nós temos comportamentos criativos, mas não dos damos conta disso, simplesmente por não entender exatamente o que é ser criativo. Esperamos demais de nós mesmos! E desperdiçamos ideias criativas a todo momento por achar que tais ideias não são criativas ou são "doidas" demais. Então, antes de rejeitar uma ideia no seu cotidiano, analise friamente esta ideia, talvez você esteja diante de um processo criativo que pode ser muito produtivo e útil. Não desperdice suas ideias logo de cara! Analise-as sob outro olhar.

Antes de achar que o cara que colou uma câmera fotográfica em seu celular com um elástico de dinheiro, analise a ideia por outro ângulo. Afinal, esta foi a ideia que ele teve para resolver um problema que tinha. E isso é criatividade, no seu mais pleno sentido! Mesmo que alguém lhe diga que sua ideia não é boa o bastante, ignore. Ou você acha que a primeira vez que alguém falou que ia colocar uma câmera em um celular foi logo aceito como uma boa ideia? Antes de descartar sua ideia, analise-a, de verdade, analise tudo com outros olhos e veja se outras pessoas poderiam se interessar pela sua ideia.

Por ora é isso!! Já entendemos um pouco do que é a criatividade. Mas isso é só a ponta do iceberg. Ainda há muito para entendermos. No próximo post irei falar sobre a origem da criatividade, como ela se manifesta no nosso cotidiano e quais são os fatores que podem fazer uma pessoa ser mais ou menos criativa.

Celular com Câmera

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: criatividade inovação administração significado priscaramos