Mais comentada

Segurança de executivos

Lembre-se: a prevenção é o maior obstáculo para as ações criminosas

Siderley Andrade,

Com o aumento da criminalidade, muitas pessoas principalmente celebridades, executivos, empresários, etc, procuram se proteger com os meios que a segurança privada oferece, além de um carro blindado, residir em um condomínio fechado, alguns contratam e implantam um esquema de segurança pessoal "VIP". Segundo especialista em segurança pessoal Leo Botelho "hoje não é mais um luxo de pessoas ou empresas com elevado poder econômico, mas uma necessidade de todos os cidadãos comuns que vivem nesse país. Para começar, busquemos o sentido da palavra "segurança". Estamos falando de um conjunto de ações e sistemas (eletrônicos ou humanos) que integrados ao ambiente, ao operador e ao usuário, diminuem ou dificultam uma ação criminosa. Não se trata de uma arte simples.

Temos que entender que não existe 100% de segurança. Se algum profissional disser que você está integralmente seguro, certamente ele estará mentindo. "Essa é, aliás, uma ótima maneira de descobrir se alguém é realmente um profissional de segurança" conclui em seu artigo no Jornal da Segurança.

Como tudo evolui aquele profissional mal encarado, truculento e de pouca instrução tem ficado para trás. O verdadeiro homem de segurança tem que ser totalmente oposto aos itens citados. Qualificação é imprescindível ao agente de segurança pessoal, pois uma pessoa desqualificada em um meio que não é o seu, pode cometer erros graves podendo levar a acontecimentos catastróficos. Então, o modo mais fácil para se adquirir os conhecimentos necessários, dentre outros, é fazer cursos de qualificação e reciclagem periodicamente, sempre mantendo o padrão dentro das técnicas atuais.

Conhecida como segurança pessoal ou por muitos como segurança vip, é o ato de se proteger um dignitário, ou Vip (very important person ou pessoa muito importante), seja em casa, no trabalho, lazer ou qualquer local que se faça necessário, visando em primeiro lugar a integridade física do vip, até com o sacrifício da própria vida , pois o agente de segurança é pago para proteger o dignitário a qualquer custo.

Realizar a proteção do VIP é fundamental, pois nessa profissão um simples erro pode custar todo o esquema de segurança e o pior, custar a vida do protegido.

A seg. pessoal tem por objetivo proteger o executivo/dignitário contra riscos intencionais e não intencionais que possam afetar sua vida, integridade física, imagem e seu conforto nas situações de embarque, desembarque, deslocamento, no trabalho, lazer, em eventos e em sua residência, visando proteger o executivo.

Para aqueles que nunca utilizaram uma escolta, e pretendem contratar, fica a pergunta, como deve ser a segurança pessoal ? A prevenção sempre deve prevalecer, pois é a modalidade mais importante e eficaz no combate ao crime; deve ser executada com precisão e seriedade para diminuir ou colocar fora de risco a integridade física da autoridade. 24h por dia deve haver prevenção, em momento algum pode existir negligenciamento na segurança. Em situações que você achar que não há perigo de ser atacado, redobre as prevenções, assim não será surpreendido. Resumindo a missão da seg. Pessoal é executar medidas capazes de prevenir assaltos, atentados, emboscadas e seqüestros, zelar pela integridade física, proporcionar a tranqüilidade necessária e manter a ordem nos locais imediatos onde estejam os executivos e dignitários.

Destacamos que um dos problemas aqui no Brasil é referente a subestimar os criminosos, muitos executivos não possui nenhum tipo de segurança, muito menos procedimentos de segurança preventiva. Existe um "bloqueio psicológico no qual acham que nunca vai acontecer nada. Muitos só mudam o pensamento após algum fato como roubo/seqüestro acontece com algum familiar o mesmo.

Os executivos que são os integrantes da alta administração das empresas em geral (presidentes,superintendentes, diretores e gerentes) e os dignitários que são aqueles que exercem cargos elevados e que ocupam cargos eletivos na área pública (presidente da republica, governadores, senadores, deputados, etc) , ambos possuem no seu cotidiano a necessidade de tomarem providências reais e possíveis para a sua própria segurança e de seus familiares.

As atividades relacionadas com o trabalho destas pessoas por si só, já são estressantes, por isso, urge a necessidade de implantar a segurança pessoal que irá dar tranqüilidade, calma, sossego e paz. A missão segurança pessoal é proporcionar tudo isso. No livro " Segurança pessoal de executivos e dignitários do Coronel da reserva da PM/RS Luis Iponema ele define da seguinte maneira " Segurança pessoal são todas as medidas preventivas tomadas visando dar tranqüilidade a autoridade do executivo e do dignitário, em qualquer situação que estejam". Conclui o coronel.

Lembre-se: a prevenção é o maior obstáculo para as ações criminosas. 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: executivos prevenção segurança

Shopping