Seleção e empatia caminham juntas

Processo seletivo deve ser programado, organizado, estruturado e acima de tudo profissional. Vejo hoje em algumas empresas essa falta de preparo nos profissionais de recursos humanos

Processo seletivo deve ser programado, organizado, estruturado e acima de tudo profissional. Vejo hoje em algumas empresas essa falta de preparo nos profissionais de Recursos Humanos. Seleção e Empatia caminham juntas. 

Recrutar e selecionar não é tarefa simples, é preciso conhecimento e acima de tudo análise crítica e conclusão do que se conseguiu extrair em alguns minutos com o candidato. Muitas empresas neste quesito parecem ser amadoras, brincam de recrutar e selecionar. 

Para realização de um bom processo seletivo, é necessário clareza, a partir de sua divulgação, colocar o endereço correto, horário de início e término, algum telefone para contato ou email caso surja alguma dúvida do candidato. 

É necessário programar o número de pessoas que poderão ser atendidas naquele dia, pois tem empresas que sequer se preocupam com isso, chegam 50 candidatos por vaga e uma pessoa para entrevistar e realizar todo o processo, ou seja, essa etapa poderá ter grandes chances de ser falha. As pessoas precisam trabalhar, mas antes de tudo precisam ser respeitadas e não se sentirem depreciadas, como se tivessem que passar por um teste de paciência para ganhar a vaga.

Se não é possível relizar só no período da manhã, programe-se também para o período da tarde, o processo será muito melhor aproveitado e com menos chance de falhas, llembre-se a nossa decisão poderá impactar lá na frente e um ambiente desfavorável será garantia de uma péssima escolha. 

Uma seleção mal feita rende prejuízos a empresa, e o gestor não quer problemas, precisamos estar calmos para tomada de decisão e analisar um a um os escolhidos, se necessário os convoque novamente, aplique outros testes que possam colaborar com o resultado.

Item primordial,o Feedback da entrevista, essa devolutiva (negativa ou positiva) é importante, e são pouquíssimas empresas que o fazem. Lembrem-se geramos expectativas e as pessoas aguardam uma resposta. Se o processo não for encerrado no mesmo dia, comunique-o por telefone ou email, isso é ser humano consigo mesmo e com o próximo.

Lembre-se hoje você entrevista, mas amanhã poderá ser você o entrevistado. 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)