Estamos vivenciando a Cultura Participativa (termo criado por Henry Jenkins em seu livro A Cultura da Convergência), no qual ele demonstra que cada vez mais com o auxílio da internet, deixamos de ser meros receptores passivos, e passamos a exercer a produção de conhecimentos, a disseminação de informações e ideias, fazemos ações coletivas em prol da soluções de problemas, entre outros, ou seja a internet da voz participativa e influente. Em um jornal a seguinte afirmação foi dita “que uma reclamação em uma rede social é resolvida 4000 vezes mais rápida do que as registradas no Procon”, isso só prova o poder que temos quando disseminamos algo na internet. Um exemplo atual no Brasil dessa Cultura Participativa e de quão eficiente são as reclamações por meio da internet, foi o lançamento no dia 27 de Junho de 2014, pelo governo federal de um serviço online gratuito, no qual os consumidores poderão resolver seus conflitos de consumo por meio da Internet, pelo site: www.consumidor.gov.br, enviando suas reclamações as empresas reclamadas terão 10 dias para responder. Essa medida tenta eresolver problemas de forma mais rápida, sem que esses tais conflitos cheguem a ir aos Procons ou para o Judiciário. A Cultura Participativa já é uma realidade e tende a crescer muito mais.