PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Desenvolver no aluno a formação do senso crítico, bem como, a mentalidade científica, habilitando-o a trabalhar com os critérios da ciência, aplicando-os no seu campo de atividades e influências. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A Importância da Leitura O Significado da Pesquisa Tipos de Pesquisa Técnicas e Fases da Pesquisa Bibliográfica Pesquisa de Campo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Elaboração de Projeto de Pesquisa Execução da Pesquisa Elaboração do Relatório de Pesquisa METODOLOGIA Os conteúdos serão apresentados e discutidos sempre em sala de aula. Os trabalhos serão realizados em equipe. Os alunos realizarão uma pesquisa de campo e será apresentado um relatório de pesquisa por grupos de alunos. BIBLIOGRAFIA BÁSICA GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 1 – A IMPORTÂNCIA DA LEITURA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA Apesar de todo avanço tecnológico observado na área de comunicação, a leitura continua tendo um papel fundamental na aquisição e transmissão da cultura. Dessa forma, o ato de ler é indispensável na realização de um curso de graduação. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA A leitura significa não apenas traduzir os sinais gráfico em palavras. O processo de leitura implica vencer a etapa da INTERPRETAÇÃO. TIPOS DE LEITURA LEITURA VERBAL: ocorre através das palavras e é a mais utilizada no processo ensino-aprendizagem. EX: livros, artigos, jornais, etc. TIPOS DE LEITURA LEITURA ICÔNICA: ocorre através de imagens ou símbolos. Ex: sinais de trânsito. A leitura icônica também é referência obrigatória em aeroportos, restaurantes, shopping centers, hospitais, áreas de turismo e lazer, etc. TIPOS DE LEITURA LEITURA GESTUAL: ocorre através de gestos. Ex: a linguagem dos surdos-mudos, a linguagem dos jogadores de vôlei, etc. MODALIDADES DE LEITURA Leitura Técnica: implica habilidade de interpretar tabelas e gráficos. Leitura de Informação: Ligadas às finalidade de cultura geral. Leitura de Higiene Mental: tem como objetivo o lazer. Leitura de estudo (informativa): visa à aquisição e ampliação do conhecimento. FASES DA LEITURA DE ESTUDO Leitura de Reconhecimento ou pré-leitura: tem como finalidade dar uma visão global do assunto, permitindo ao leitor verificar a existência ou não de informações úteis para seu objetivo. FASES DA LEITURA DE ESTUDO Leitura seletiva: Tem como objetivo a seleção das informações que interessam ao leitor. Leitura crítica e reflexiva: exige estudo, compreensão do significado, análise e julgamento das idéias contidas no texto. TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR Sublinhar é a técnica indispensável não só para elaborar resumos, mas também para ressaltar as idéias importantes do texto. Esta técnica auxilia na compreensão, memorização e revisão dos assuntos tratados no texto. TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR A técnica de sublinhar pode ser desenvolvida a partir do seguintes procedimentos: Leitura integral do texto. Esclarecimento de dúvidas de vocabulário, termos técnicos, etc. Releitura do texto, sublinhando as idéias principais. Ler o que foi sublinhado para verificar se há sentido. Reconstruir o texto na forma de resumo, tomando os trechos sublinhados como base. RESUMO É a condensação do texto, ou seja, é o ato de condensar idéias principais ou centrais. RESUMO Segundo ANDRADE (1992), um resumo bem elaborado deve obedecer os seguintes itens: Apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; Não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais; Respeitar a ordem das idéias e fatos apresentado; RESUMO Empregar linguagem clara e objetiva; Evitar a transcrição de frases do texto original; Apontar as conclusões do autor; Dispensar a consulta ao original para a compreensão do assunto. RESENHA É uma síntese geral, informativa e avaliativa sobre livros, capítulos, artigos, etc. A resenha, além de reduzir o texto, permite a realização de opiniões e comentários e inclui julgamento de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área. ESQUEMA O esquema é a representação gráfica do que se leu e deve ser construído a partir das idéias centrais do texto.