Mais comentada

INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO - A Transformação da Sociedade

Carlos eduardo,
INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO 
A Transformação da Sociedade 

Carlos Eduardo da Costa 
costace@terra.com.br



RESUMO 

Mostra como que na sociedade contemporânea, a globalização contribuiu com a mudança cultural na qual o conhecimento da informação se transformou em um bem de grande valor. Identifica as novas ferramentas da informação geradas pela informática, provocando mudanças tão espetaculares que o conhecimento tornou-se matéria prima na sociedade da informação. Ressalta como as novas tecnologias passaram a exercer uma enorme influência na sociedade, sendo uma importante ferramenta para a transformação e difusão do conhecimento. E como o uso dessa tecnologia tornou possível a troca de informação em um curto espaço de tempo. Palavra-chave: Informação; Conhecimento; Sociedade. 


1 INTRODUÇÃO 

A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a Tv, satélite, internet, têm provocado modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. Isto é percebido diariamente em todos os países do mundo, principalmente os mais evoluídos, pois os mesmos produzem tecnologia de forma acelerada e com uma eficiência singular. O aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos com essas, tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. A globalização tem aumentado na mesma velocidade em que os meios de comunicação vêm se aperfeiçoando e expandindo suas fronteiras. Internet, MSN, GPS, guerras em tempo real (CNN na Guerra do Golfo), mostram que da vez mais a informação chega mais rápido e com mais voracidade, e quem não estiver preparado para saber como aproveitar o momento certo, poderá ficar para trás e deixar a concorrência passar a frente. 


2 NOVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

As novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de comunicação. A tendência social e política característica da década de 90 é a construção é a construção de um mundo cada vez mais globalizado, integrado mutuamente com tudo e com todos. A mudança histórica das tecnologias mecânicas para a tecnologia da informação ajuda a desmistificar a idéia de soberania e auto-suficiência promovida no passado. Sem duvida, desde o inicio da década de 70, a inovação tecnológica tem sido conduzida pelo mercado, provocando uma difusão mais rápida dessa inovação. Na realidade, a inovação descentralizada estimulada por uma cultura de criatividade tecnológica e por modelos tecnológicos de sucesso é que as tecnologias prosperam. Paises como China e Índia onde até pouco tempo atrás eram paises fechados à nova ordem mundial do capitalismo, começaram a abrir se para o mundo e a aproveitar essa onda nas mudanças da tecnologia da informação. Hoje mais da metade dos computadores do mundo são produzidos na China, mas até pouco tempo a trás o acesso a internet era quase que proibido a população. Hoje o numero de internautas alcançou 137 milhões ou 10% da população total do país. Ainda está longe dos quase 20% do Brasil, mas caminha a passos largos para de tornar uma nação poderosa em termos de tecnologia da informação. 


3 AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E NA INFORMAÇÃO 

A revolução Industrial começou na Inglaterra, quando a máquina a vapor foi inventada, na metade do século XVIII. Logo surgiram as ferrovias e indústrias. As pessoas trocaram o campo pela cidade. As mudanças tecnológicas praticamente cessaram no século XIX, quando surgiram várias inovações: motor de combustão interna, eletricidade, etc. que alteram a economia mundial. Essas, por sua vez geram uma nova classe de trabalhadores, aumentou o numero de pessoas com acesso a educação e que tinham dinheiro. Começaram os problemas de desemprego, surgiu o materialismo e a decadência das famílias acelerou. 


3.1 MUDANÇAS NO SECULO XX 

A partir da década de 70 as novas tecnologias da informação já se apresentavam em âmbito internacional, substituindo as tecnologias intensivas em material e energia de massa, características do ciclo do petróleo. Nesse cenário marcado por mudanças cruciais a necessidade de informação sobre futuros desenvolvimento tornou-se ainda mais vital. O acesso a uma base de informações e conhecimento cientifico e tecnológico, que se constitua numa vantagem no passado passou-se uma necessidade fundamental no presente. A acelerada disponibilização das novas tecnologias aponta para uma era de crescente globalização, inclusive tecnológica. Isso acontece dado ao caráter do processo de geração, transmissão e difusão das tecnologias. Mas nada disso funciona ou funcionará bem se as pessoas não participarem dessa tecnologia. Para Ribeiro (1994, p. 112): Os empresários muitas vezes perdem milhões ou até a própria empresa por esquecer um principio simples que rege as leis de convivências: as coisas só acontecem, na empresa, na escola de samba, no partido comunista, no governo ou em qualquer grupo, se as pessoas envolvidas quiserem que aconteça. As mudanças em curso podem gerar impactos e efeitos na economia mundial, tanto para os mercados internos e externos, já que a difusão das novas tecnologias acontece em escala mundial. Nesse caso, os principais movimentos que caracterizam as novas tecnologias são fortemente centrados nos países mais desenvolvidos que marginalizam os menos desenvolvidos inclusive o Brasil. 


4 CONCLUSÃO 

Na revolução das novas tecnologias da informação e comunicação, o conhecimento tecnológico, ao se constituir num dos principais meio da globalização, permanece, restrito ao âmbito daqueles que detém o conhecimento. O poder da informação no mundo globalizado é praticamente incalculável. Enquanto no século XVIII uma mensagem demorava meses de navio para chegar ao seu destino, hoje com um simples “ENVIAR”, você pode mandar e-mails para milhares de pessoas no mundo inteiro. Ou uma bolsa de valores pode cair vários pontos por alguma confusão que está acontecendo a milhares de quilometro dali. O principal desafio da era da informação globalizada é criar instrumentos para filtrar as milhares de informações que circulam na internet e TV’s do mundo todo, pois uma informação falsa ou mal interpretado pode acabar em grande confusão e desentendimento. 


REFERÊNCIAS 

FOLHA ON LINE. População de internautas da china atinge 137 milhões. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2007. 

PALHARE, Márcia Maria; SILVA, Rachel Inês; ROSA, Rosemar. A novas Tecnologias da Informação numa Sociedade em Transição. Uberaba, 2002. 6 f. Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Universidade de Uberaba (UNIUBE).
 
RIBEIRO, Julio. Fazer acontecer. 1. ed. São Paulo: Cultura, 1994.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping