14 maneiras de ser mais feliz no trabalho

Vamos nos tornar pessoas e profissionais melhores, começando com as 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho.

iStock

A felicidade e o trabalho nem sempre andam lado a lado. Segundo pesquisa da Gallup, só 13% se consideram felizes no trabalho.

Você mesmo se considera um deles?

Se o ambiente de trabalho é repleto de gente infeliz, então como manter bons resultados? É quase impossível. Se uma pessoa não está satisfeita no trabalho, seus resultados serão sempre aquém de sua capacidade. A empresa perde e o profissional perde.

Você não conseguirá alterar todos os fatores que o impedem de ser feliz no trabalho, pois a cultura da empresa não vai mudar tão facilmente, o chefe não vai deixar de ser áspero de uma hora para outra e seus colegas não vão ficar mais bonzinhos do dia para a noite.

Mas há aspectos que você pode mudar para ser mais feliz no trabalho.

1. Tenha um propósito

O fator que mais leva profissionais a não gostarem do trabalho ou da empresa é não saber o porquê de tanto trabalho. Você trabalhou 40, 50 horas por semana e para onde foi tudo isso? Pra que serviu o seu trabalho? Procure enxergar a importância do seu trabalho para a empresa e para os clientes, mesmo que seu chefe nunca demonstre isso para você.

2. Seja organizado

O acúmulo de tarefas e papeis parece o status quo de qualquer mesa de trabalho e caixa de entrada, mas não precisa ser sempre assim. Se você tem muito trabalho, liste tarefas, se você tem muita coisa pra fazer, documente. Crie também o hábito de usar uma agenda para marcar compromissos e tarefas.

A sua mesa até pode ser meio bagunçada (que seu chefe não nos ouça), mas a sua cabeça não. Então crie checklists, processos e planos para fazer a sua vida ser mais fácil.

3. Não se compare com os outros

Lembra que a sua mãe dizia: "Seu primo já fez outra faculdade e trocou de carro mais uma vez.", "Sua irmã foi promovida de novo." Você detestava ser comparado com as outras pessoas, não é?

Como coach eu notei que as pessoas fazem isso com elas mesmas sem nem notar. Você está sempre se comparando com os colegas do departamento, ou da mesma idade, com amigos com quem estudou junto, com o Steve Jobs na sua idade, entre outros.

Este tipo de atitude leva a um comportamento de desmotivação e autodestruição. Esqueça das outras pessoas. E daí que Mozart compunha com cinco anos? Você também pode fazer o que quiser. Só foque em si mesmo e nunca mais nos outros.

4. Evite ser multitarefa

É lindo dizer que você é um profissional multitarefa, seu chefe vai adorar ouvir e os departamentos de RH vão considerar você em melhor estima.

Mas o problema é que as pessoas agora acham que têm que fazer 92 coisas ao mesmo tempo para manter as expectativas em alta e mostrar como são bons profissionais.

O segredo aqui é você abraçar múltiplas tarefas, mas na hora de executá-las, fazer uma por vez. Fazendo isso, você evita o efeito Zeigarnik que não te deixa esquecer de tudo o que ainda tem para fazer e consegue se manter são. E mais produtivo ao riscar tarefas inteiras ao invés de pedacinhos de tarefas.

5. Pense a longo prazo

Trabalhando assim você quer chegar aonde no próximo ano? E daqui a dois anos? Você já parou para pensar nisso?

A sua empresa tem um plano de carreiras sólido, isto é, tem lugar para você crescer?

Um amigo meu traça planos de dois anos em cada empresa, se não funcionar ele volta para o mercado e procura outra empresa. Trace seus planos pessoais e trabalhe para fazer deles realidade. Se não der certo, saia da empresa e procure uma em que suas metas possam ser atingidas.

6. Sorria mais

Com tanto trabalho e problemas nos mundo às vezes nos esquecemos de dar um sorriso ou uma boa gargalhada. Isto também conta muito para a nossa felicidade.

Existem empresas em que não é permitido sorrir, dessas empresas você foge. E existem aquelas com o clima leve, o que ajuda a amenizar o trabalho.

7. Crie seu espaço

Passamos mais tempo no trabalho do que em casa, então uma boa coisa a se fazer é deixar aquele seu espaço com um toque pessoal. Pode ser foto da família, action figures, uma caneca personalizada, entre outras coisas.

O importante é que naquela selva de papel e madeira você tenha algo para se sentir no seu mundinho.

8. Encontre parceiros

É bom fazer amigos no mundo corporativo, pelo networking futuro, mas também pelo dia a dia de trabalho. Ter colegas parceiros faz o seu trabalho ser mais produtivo tocando a bola mais facilmente para eles e na hora de discutir ideias.

Além disso, é bom ter uma válvula de escape para jogar conversa fora.

9. Ajude seus colegas

Ajude seus colegas em tarefas (desde que não atrapalhe as suas). Desta forma você está fazendo a equipe ser mais produtiva, aliviando o peso do colega e proporcionando a você um senso de dever cumprido ajudando alguém em apuros. É bom ajudar as pessoas, um dia que pode ser ajudado é você.

Não seja mesquinho.

10. Respire

O trabalho dobrou? O clima azedou? O chefe endoidou? É hora de esticar as pernas.

Vá dar uma volta pela empresa, lavar o rosto ou beber água. Tem horas em que o conflito não vale a pena e chorar também não. É bom espairecer de vez em quando.

11. Afaste-se das pessoas negativas

A atmosfera de algumas empresas tem uma nuvem preta no alto. Mesmo dentro do escritório. São pessoas que reclamam dos inúmeros problemas da empresa (normalmente é até verdade), do chefe arrogante, do colega mau caráter, da pilha de trabalho, das horas extras, entre outros fatores.

O problema é que reclamar não é mudar. Ficar remoendo os problemas faz mal para o estômago. Se a empresa carrega uma cultura de injustiça é melhor não perder o seu tempo e abandonar logo o barco.

12. Deixe os problemas pessoais em casa

Casa é casa e trabalho é trabalho. Não misture as coisas.

Se as coisas não vão bem dentro de casa, ninguém na empresa tem culpa. Destratar as pessoas ou ficar choroso não é nada bom e não vai ajudar em nada.

Levante a cabeça e esqueça dos problemas, dê o seu melhor e quando voltar para casa você se preocupa com os outros problemas.

13. Comemore as vitórias

Cada projeto que deu certo é uma conquista, cada cliente novo que você trouxe é fantástico e cada lista de tarefas riscada tem um sabor doce. Comemore.

Não espere a empresa ou seu chefe pensar em tudo e organizar uma comemoração formal com camisetas da empresa e música ambiente. Não.

Comemore com sua equipe, com sua esposa, com seu marido, com sua família e até sozinho.

Apenas comemore as pequenas vitórias e as grandes vitórias. Você fez por merecer.

14. Reflita se o dia valeu a pena

O que você conseguiu terminar de fazer hoje? É aqui que abandonar aquele comportamento multitarefa vai fazer as coisas terem um sentimento de completude. Seu cérebro vai fazer você se sentir melhor notando que o dia foi produtivo e há menos trabalho a ser feito. Você vai respirar mais aliviado também.

Conclusão para ser mais feliz no trabalho

O ambiente de trabalho, postura do seu líder (ou chefe), atmosfera da empresa e caráter dos donos da empresa não podem ser mudados por você de uma hora para outra.

Mas há muitas maneiras de você ser feliz no seu trabalho. Você não depende de ninguém para isso.

O sucesso é a única possibilidade!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(2)
Tags: Administração Carreira Empreendedorismo Gestão Marketing