Dicas para empreendedores iniciantes

Empreender é sempre um grande desafio, a cada dia que passa, mais pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas é bom deixar bem claro que você deve estar preparado para viver uma montanha russa de emoções...

Empreender é sempre um grande desafio, a cada dia que passa, mais pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas é bom deixar bem claro que você deve estar preparado para viver uma montanha russa de emoções. Abrir uma nova empresa e colocar as primeiras ideias em prática é sempre motivo para celebrar, mas nem sempre o caminho à frente é livre de obstáculos. Tanto que, de acordo com o Sebrae, um quarto das empresas fecha suas portas antes de completar o segundo aniversário.

Com o objetivo de contribuir com quem está começando ou pensando em abrir seu próprio negócio, listei 10 dicas que podem ser muito úteis neste início de caminhada:

 PESQUISE E LEIA BASTANTE
Quanto maior for o grau de conhecimento que você adquirir sobre aquilo que deseja empreender maiores serão as suas chances de sucesso. Lembre-se que a internet não se resume apenas em redes sociais, ela também é uma fonte imensa de informações, portanto vá em busca de todos os conhecimentos necessários para que suas tomadas de decisões sejam as mais acertadas possíveis!

 ANALISE SEU PERFIL E DECIDA PELO TIPO DE EMPREENDIMENTO
Pense em um empreendimento que reflita sua personalidade, seus valores e o que realmente gosta de fazer. A única forma de se fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Você será mais feliz e competitivo se gostar daquilo que faz. Conheça bem e planeje o negócio a ser desenvolvido. Estabeleça estratégias, metas e objetivos. Olhe para o futuro e saiba claramente aonde você quer chegar.

 SEJA HONESTO E TRANSPARENTE
A credibilidade da empresa está diretamente ligada ao empreendedor. Esses valores são essenciais na formação da cultura corporativa, possibilitando a fidelização tanto de clientes quanto de colaboradores!

 PROCURE SEMPRE INOVAR, SEJA DIFERENTE
Por mais que a tarefa de empreender seja desafiadora, procure sempre adquirir novos conhecimentos e habilidades, procure ter uma visão global dos negócios, da concorrência, das tendências que estão ocorrendo, sobre assuntos diversos. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, saia na frente. Nada é mais prazeroso que ver sua ideia dando certo!

 AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE, ADMINISTRE SEU TEMPO
O tempo é o recurso mais escasso e mais valioso que existe, aprender a administrar o tempo é crucial para um empreendedor. Desenvolva o hábito de manter uma agenda diária, evite desperdiçar seu tempo com assuntos e tarefas que não são prioritárias. Gerenciar seu tempo é fator decisivo para seu sucesso na vida profissional e pessoal.

 TENHA UMA VIDA FINANCEIRA ORGANIZADA
Nem sempre é fácil controlar os gastos, mas esse é um exercício necessário. Apesar de parecer chato, planejar sua vida financeira é de extrema importância. Um ponto que observo muito em conversa com outros amigos empreendedores é quando as despesas pessoais se juntam com as despesas da empresa. Uma das grandes consequências de misturar contas pessoais com as contas da empresa é a perda do controle financeiro, gerando resultados distorcidos e tomadas de decisões equivocadas. Portanto NUNCA cometa esse erro!

 ESTEJA PREPARADO PARA UMA MONTANHA RUSSA DE EMOÇÕES
Como já abordei anteriormente, empreender é um exercício diário, você terá mudanças constantes de humor, principalmente no início, onde lhe faltará uma certa dose de experiência e maturidade. Sua paciência será constantemente testada e por diversas vezes você se questionará se está no caminho certo. Ao mesmo tempo, você nunca se sentirá tão feliz e realizado...
 TENHA UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTOS
Saber desenvolver relações interpessoais é essencial para qualquer empreendedor. O networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio, ter uma rede de contatos de qualidade pode facilitar e muito a prospecção de novos clientes e futuras parcerias. Gerir uma empresa de sucesso é um esforço coletivo que requer interação com amigos, clientes, colaboradores, fornecedores, concorrentes, profissionais de mídia, etc. Empreendedores que querem prosperar com seus negócios não devem ter bons conhecimentos apenas de mercado, administração, marketing e finanças. Cultivar relações interpessoais é uma das mais habilidades mais importantes dos profissionais bem-sucedidos.

 PRIORIZE SEU CLIENTE, A ESSÊNCIA DO SEU NEGÓCIO
O grande desafio nesse mercado cada vez mais competitivo é conquistar e fidelizar clientes, isso só se torna possível quando você prioriza o cliente, buscando atender suas necessidades e desejos. A prioridade é manter os clientes satisfeitos e definir estratégias para construir relacionamentos sólidos e duradouros. Só assim será possível transformar clientes em fãs, angariar defensores e verdadeiros vendedores dos seus produtos e serviços. A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos, pense nisso!

 VALORIZE SUA EQUIPE
A chave para o sucesso de uma empresa passa pela valorização das pessoas, a satisfação com o trabalho não está ligada somente à recompensa financeira, mas sim a um ambiente de trabalho positivo, transparente, flexível e inovador, que apoia e oferece oportunidades de crescimento profissional. Mostre que você é grato pela contribuição com a evolução de seu negócio, compartilhe responsabilidades, respeite o ser humano por trás do profissional, elogie sempre que possível e seja amigo!

Quer mais dicas de empreendedorismo?
Acesse minha fanpage!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(3)