Antes de falarmos diretamente de Missão, Visão e Valores, temos que essencialmente conceituar estratégia. Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar. Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa “é” e para onde deseja “ir”. Mas como fazer a Missão, Visão e Valores da minha empresa? 1 – Missão Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser. Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da missão: 1 – O que a empresa deve fazer?2 – Para quem deve fazer?3 – Para que deve fazer?4 – Como deve fazer?5 – Onde deve fazer?6 – Qual a responsabilidade social a empresa tem? Exemplo – Embratel: 'Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.' 2 – Visão É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos. Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da visão: 1 – Qual é o nosso objetivo?2 – Qual é a força que nos impulsiona?3 – Quais são os nossos valores básicos?4 – O que desejamos realizar?5 – O que fazemos de melhor?6 – O que mudaríamos? Exemplo – Itaú: “Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.” 3 – Valores São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. São limitações éticas das ações da organização (explícitas). Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende. Exemplo: compromisso, ética, dedicação, confiabilidade, inovação…