O que o Wesley Safadão ensina sobre empreendedorismo

O que podemos aprender sobre Empreendedorismo e Personal Branding com o hit do momento, Wesley Safadão

Divulgação

Wesley Safadão (Wesley Oliveira da Silva) esteve ontem, dia 30/01/2016, no maior evento do estado do Rio Grande do Sul, o Planeta Atlântida. Ao acompanhar suas entrevistas até o momento do show, pude refletir sobre um ponto de vista que poucos têm quando olham para esses tipos de artistas. 

Nas minhas rodas de empreendedores não se ouve muitos comentários positivos sobre o som desse cara e ninguém se deu conta de que ele é hoje um dos empreendedores mais bem sucedidos do Brasil. Vamos aos fatos que comprovam o empreendedorismo de Wesley Safadão: 

PERSEVERANÇA 

Muitos acreditam que ele é um empresário (Artista) da startup (Música) do momento, que estourou um produto, um MVP (Hit) e que tem grandes chances de sumir nos próximos meses. Mas você está enganado, meu caro. 

Como todo empreendedor de sucesso, tudo começou com um sonho. Wesley Silva começou seu empreendimento em 2007, com a família toda envolvida no objetivo de ter uma empresa (Banda) bem sucedida nesse segmento (música). Não demorou muito, e banda explodiu no Nordeste Brasileiro, com grande destaque para Wesley na empresa. 

CORAGEM

Todo empreendedor sabe que é necessário ter coragem para correr os riscos para se atingir o sucesso. Já no início da carreira, Wesley Safadão provou sua coragem ao se lançar com poucos recursos. Porém, Safadão mais uma vez correu grandes riscos ao optar por se lançar em 2015 na carreira solo, e o que aconteceu vocês já sabem. 

CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO

Em algumas entrevistas pré-entrada no palco do Planeta Atlântida, Wesley contou para os repórteres que assistiu diversas vezes à transmissão do festival - que está na vigésima edição e é o maior do Sul do Brasil - e, com toda a humildade que tem, disse que não imaginava estar um dia no palco desse evento.

Porém, os resultados mostram que ele traçou um plano claro para atingir seu objetivo de conquistar o Brasil, e ontem foi seu primeiro show no RS. Ele ainda conta que seu plano é, até metade do ano, ter tocado em todos os estados da república e seguir lançando hits e DVDs para se manter no topo. Estratégia semelhante a qualquer indústria que lança novos produtos para não perder seu marketshare. 

EFICIÊNCIA E QUALIDADE

Muitos questionam a qualidade do produto (show e música) do Wesley Safadão, que hoje é o mais caro do Brasil. A resposta para essa questão dialoga com uma analogia sobre o mercado de tecnologia. Muitos dizem que o produto da Apple é ruim e não vale o preço que custa. Mas todos nós sabemos que essa empresa é exemplo de administração e de desenvolvimento de produto.

Wesley Safadão sabe muito bem desenvolver seu produto. Não é à toa que vende tão bem e vende mais todo dia. Ele conhece o público, se adapta e engaja. 

LIDERANÇA

Recentemente a webcelebridade Felipe Neto fez a seguinte publicação:

"Mas esperar o quê de uma juventude q não escuta rock mas conhece todas do Wesley Safadão?"

e a resposta do Wesley foi: 

"Kkk sei que em breve vou te ver em um show meu, cara. Tá mais que convidado! Abs, Tmjsss"

Claro, exemplo de quem tem uma inteligência emocional extremamente evoluída. Ao ser criticado de maneira agressiva, Wesley se manteve equilibrado e saiu da discussão com elegância, sem criar inimizades e dando um bom exemplo aos seus seguidores. Além disso, no palco e em todas as mídias em que ele aparece, se mostra um cara extremamente simpático e sabe mover multidões. 

A conclusão é que toda a pessoa bem sucedida, independente do segmento, tem diversas características em comum. Vamos sempre buscar aprender com empreendedores como esse, que atingem o ápice.

Sou tão fã do Wesley Safadão quanto dos Beatles =D

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(29)
Tags: Empreededorismo mindset produção cultural safadão sucesso wesley Wesley Safadão