Muitas empresas atualmente se preocupam mais com o marketing da empresa e os produtos do que com o relacionamento com os clientes. Pesquisas de mercado alertam que grande parte dos clientes reclama do atendimento que recebem e na maioria das vezes, se não resolvido o problema o cliente abandona a empresa. Para diminuir o número de clientes que deixam a empresa listamos 4 dicas importantes que toda empresa deve realizar. Investir em treinamento e capacitação de funcionários que lidam com o público; Planejar a implantação de uma estratégia e ferramenta de CRM; Manter uma cultura de foco e processos no cliente; Atender bem para atender sempre; Cada um destes itens tem sua importância e deve ser planejado com muito cuidado. Item 1 – Em grande parte dos projetos de CRM que fracassam ou empresas que tem problemas com relacionamento com clientes tem as pessoas como grandes vilões no atendimento ao cliente. A principal reclamação que os clientes tem das empresas é o descaso no atendimento e não resolução de problemas. Se investirmos pesado em capacitação e treinamento de pessoas poderemos reduzir e muito a chance de ter clientes insatisfeitos. Item 2 – Gestão e relacionamento com clientes (CRM) é uma estratégia de negócio que deve ser pensada, planejada e executada sempre pensando no beneficio para o cliente! Os resultados para a empresa vêm na sequencia e nunca podem atropelar etapas. O investimento no cliente compensa e é mais barato manter clientes do que conquistar novos. Item 3 – A empresa deve respirar uma cultura de foco no cliente e ter procedimentos que ajudem e simplifiquem a vida do cliente. Um grande exemplo disso é a Zappos, uma loja virtual de sapatos e roupas que tem grande preocupação com os clientes. O lema deles é entregando felicidade! E inúmeros casos de clientes que elogiam a conduta dos funcionários e procedimentos que a empresa tem. Estude sobre eles! Item 4 – Atendimento bom é difícil de encontrar, mas existe. Muitas empresas investem em software de atendimento ao cliente, pós venda, pesquisas de satisfação e buscam de tudo para encantar o cliente. Pense como sua empresa pode melhorar o atendimento e coloque ações em prática.