5 tendências do marketing digital para 2016

Confira os pontos que devem ser trabalhados pelas empresas no próximo ano no segmento online

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O ano de 2015 está acabando e já começam as especulações sobre o que dará resultados em 2016. Na área de Marketing Digital não é diferente. Aliás, as previsões geram bons debates entre os profissionais do setor. Confira abaixo 5 pontos que devem ser trabalhados pelas empresas no próximo ano no segmento online.

Indexação de aplicativos

Em 2015, o Google anunciou a indexação de aplicativos em seu buscador. Dessa forma, começa uma corrida para aproveitar essa nova visibilidade. Aplicativos próprios de empresas ainda estão nos primeiros passos se formos considerar todo o potencial da área, mas a tendência é que cada vez mais companhias tenham seu próprio aplicativo para facilitar o caminho do consumidor.

Mobile ainda mais forte

Já é unanimidade: todos sabem que já é essencial ter uma plataforma que possa atender o cliente em ambiente mobile, seja smartphone ou tablet. O ano de 2015 trouxe dois pontos que mostram essa verdade: o tráfego mobile já é maior do que em desktops e o Google liberou uma nova atualização em seu algoritmo que favorece sites responsivos para buscas feitas em smartphones. Se sua empresa ainda não investe em mobile, está bem atrasada.

Marketing de conteúdo (Native Ads)

A tradicional forma de divulgação por meio de anúncios fica cada vez mais difícil. Como se já não bastasse a rejeição do usuário, Ad Blockers para navegadores perturbam ainda mais esse setor. A solução será cada vez mais investimento em Marketing de Conteúdo, ou Native Ads, como também é conhecido. A Microsoft já faz isso com sua franquia de games Halo e Flávio Augusto com o MeuSucesso.com, por exemplo. Quer chegar até seu consumidor de forma eficiente e não intrusiva? Gere informação relevante e atraente.

Social Ads

Se por um lado, depender de banners é cada vez mais difícil, por outro, os anúncios em redes sociais tornam-se cada vez mais fortes. Os pontos positivos são vários: segmentação do usuário com alto grau de assertividade, PPC barato, diversos formatos de visualização do produto/serviço, construção de uma base sólida de fãs, entre outros. Fazer Social Ads não é algo fácil: demanda planejamento, execução e acompanhamento das métricas para posterior melhorias e adaptações. Respeitando cada passo deste fluxo, o resultado aparece.

Vídeos e podcasts

Investir em diferentes formatos para o seu conteúdo é essencial para a disseminação do mesmo entre a rede de consumidores. Para sua marca de fato chegar ao dia a dia dos clientes, ele não somente deve gerar informação relevante por texto, mas também em vídeos e/ou podcasts, por exemplo. Apesar de demandar maiores esforços para sua construção, ele é mais facilmente compartilhado e consumido.

Além destes pontos, poderíamos citar ainda outros. Tem alguma sugestão? Não deixe de comentar!

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Tags: marketing digital

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