Descubra a importância de ter uma lista de e-mails no seu negócio. Atualmente, existem muitas estratégias de marketing digital disponíveis. E é bastante comum que o empreendedor que está começando fique perdido em meio a todas elas.Embora a utilização de diversas estratégias seja algo necessário para o crescimento e desenvolvimento de um negócio que realmente seja lucrativo. Neste artigo resolvi falar sobre o e-mail marketing, que é, sem dúvidas, uma das estratégias mais importantes. Portanto, abaixo você irá saber exatamente porque esta estratégia é tão importante. O passo a passo para criar uma lista de qualidade. E, por último, 2 erros que você não pode cometer! Por que é tão importante trabalhar com e-mail marketing? E para começar, abaixo você irá descobrir por que é tão importante ter a sua lista de e-mails e trabalhar com e-mail marketing. Vamos lá? 1. Todo mundo tem um e-mail Primeiro, vamos começar com o básico! Embora a utilização das redes sociais tenha crescido muito nos últimos anos, o bom e velho e-mail ainda ganha quando o assunto é o número de usuários. Segundo dados estatísticos mais de 90% dos adultos que utiliza a internet com regularidade têm pelo menos uma conta de e-mail. Além disso, dados também revelam que 60% dessas pessoas verificam o e-mail pelo menos uma vez todos os dias. Ou seja, em termos de alcance, o e-mail ainda é a melhor opção dentre todas as estratégias de marketing digital. 2. Alto nível de engajamento Em termos de engajamento, os índices do e-mail marketing também são bastante atrativos. Na verdade, o email marketing ainda é uma das estratégias com maior nível de engajamento. Pesquisas revelam que o e-mail, quando utilizado da maneira correta, chega a ser 40 vezes mais efetivo do que a utilização do marketing de redes sociais. Isso mesmo que você leu, 40 vezes! Isso quer dizer que as pessoas têm muito mais probabilidade de ler o seu conteúdo e interagir com você através do e-mail. Por isso, essa estratégia deve ser um dos pilares do seu negócio. 3. Altas taxas de conversão Quando o assunto é comprar, o e-mail marketing também apresenta taxa maior do que as redes sociais. Essa taxa chega a até 70%, que é uma das maiores taxas de conversão no marketing digital. Além disso, pesquisas também informam que quase 50% dos usuários do e-mail compram, pelo menos uma vez por ano, um produto que receberam através do e-mail marketing. 4. Não ter uma estratégia de e-mail marketing é jogar dinheiro fora As 3 razões acima, sem dúvidas, por si só, são ótimas razões para se adotar o e-mail marketing. No entanto, a principal razão pela qual você deveria criar uma estratégia de e-mail marketing é para não jogar dinheiro fora. E abaixo você vai entender exatamente por que estou dizendo isso. Imagine que você gastou dinheiro, tempo e energia para construir um blog. Depois você gasta horas e horas criando conteúdo de qualidade e que realmente entregue informações valiosas para os seus leitores. Você investe em diversas estratégias como marketing de conteúdo, SEO, marketing de redes sociais, tudo para gerar tráfego para o seu blog. E, no entanto, o que acontece com muita frequência é que você até consegue atrair bastante tráfego. Mas as pessoas simplesmente não voltam ao seu site. E é exatamente assim que você joga seu dinheiro fora! Afinal de contas, quanto mais vezes o seu leitor voltar ao seu blog, maior é a chance dele comprar aquilo que você oferece. Não sei se você já ouviu isso antes, se não ouviu ainda, anote para não esquecer: a base de um negócio online bem sucedido é o relacionamento que você estabelece com o seu cliente em potencial. É através desse relacionamento que você irá conseguir não apenas vender para ele, mas transformá-lo em um cliente fiel, que sempre compra com você. Outra coisa muito comum é a seguinte, você produz um conteúdo super interessante, as pessoas até voltam ao seu blog com alguma frequência. No entanto, na hora de comprar o produto, elas acabam comprando com o seu concorrente. Esse é outro problema muito comum entre os empreendedores iniciante que não tem uma boa estratégia de e-mail marketing. E é por esses motivos que citei acima que você precisa ter uma estratégia de e-mail marketing se não quiser continuar jogando dinheiro fora. Afinal de contas, é através do e-mail que você vai fazer com que seu leitor se lembre de você constantemente, saiba todas as novidades em termos de conteúdo que você está oferecendo no site e nas redes sociais. E, mais importante, é através do e-mail que você irá transformar um lead em um cliente, através do envio de ofertas. Segundo estatísticas, um lead precisa ter contato com um produto ou uma oferta de 5 a 7 vezes antes de efetuar a compra. Por isso, simplesmente fazer uma review de um produto e colocá-la no blog não funciona! É preciso educar o lead, fazê-lo entender que aquela oferta é algo que realmente pode fazer uma grande diferença na vida dele. Fazer com que ele entenda que ao comprar o produto ele irá conquistar algo que ele realmente deseja. E o e-mail marketing ainda é um dos melhores aliados do empreendedor digital na hora de fazer isso. Bom, acredito que agora você já entendeu porque é tão importante adotar esta estratégia para o crescimento do seu negócio, certo? Como construir uma estratégia de e-mail marketing de sucesso Bom, agora que você já entendeu a importância de se construir uma lista de e-mails e adotar a estratégia de e-mail marketing, vou falar de como construir uma lista de qualidade. 1. Plataforma de e-mail marketing A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma plataforma de e-mail marketing. Hoje existem diversas opções no mercado e, inclusive, diversas opções gratuitas. O problema das opções gratuitas é que elas oferecem recursos limitados. No entanto, são uma ótima opção para começar. E depois, com o tempo, você pode optar por uma plataforma paga. As principais plataformas que podem ser utilizadas gratuitamente são: o MailChimp, o E-goi, o Sendinblue e o Benchmark e-mail. Cada uma delas tem suas especificidades quanto ao número de contatos, número de disparos mensais de e-mails e da disponibilidade em Língua Portuguesa ou Inglesa. Além disso, elas também apresentam pequenas diferenças nas suas funcionalidades, como quais os relatórios estarão disponíveis na versão gratuita, a possibilidade de fazer testes A/B, templates gratuitos etc No geral, as plataformas são parecidas, mas é importante que você pesquise mais a fundo cada uma delas e descubra qual é a melhor opção para você. 2. Isca digital O segundo passo na criação da sua lista de e-mails é a criação de uma isca digital. Atualmente o tipo de isca mais utilizado é o e-book, no entanto, você também pode oferecer outros materiais, como templates, infográficos etc. O importante sobre sua isca digital é que ela deve estar relacionada com algum problema enfrentado pelo seu público-alvo e que ofereça uma solução para este problema. É através do oferecimento de uma isca extremamente atrativa ao seu público, que você conseguirá aumentar exponencialmente sua lista em pouco tempo. Para obter acesso a este conteúdo, o seu leitor precisará preencher um breve formulário de captura. Nesse formulário você deve pedir algumas informações essenciais, como nome e e-mail do leitor. E é assim que você começa a construir uma lista de e-mails qualificada. Ou seja, composta de pessoas que realmente tem interesse naquilo que você tem a oferecer. 3. Envie conteúdo de valor. Sempre! Essa parte, sem dúvidas, é o verdadeiro desafio em relação ao e-mail marketing. O fato de que alguém assinou a sua lista não quer dizer que essa pessoa vai continuar na sua lista para sempre. Muitas pessoas assinam a lista apenas porque querem ter acesso ao conteúdo da isca digital. Portanto, para fazer com que essas pessoas continuem na sua lista é preciso tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar é importante saber o que enviar para a sua lista. Diferente do que muitos empreendedores iniciantes acreditam, apenas enviar uma oferta e esperar que magicamente toda a sua lista compre o seu produto, não vai acontecer! Na verdade, um dos erros que muitos iniciantes cometem é o de enviar apenas ofertas, o que costuma fazer com que ou você vá parar na caixa de spam ou que as pessoas peçam para sair da sua lista. Segundo especialistas em marketing digital, o ideal é utilizar a lei de Pareto. Ou seja, neste caso, enviar 80% dos e-mails com conteúdo e apenas 20% dos e-mails com ofertas. Isso faz com que quem assina a sua lista esteja sempre interessado naquilo que você tem a dizer e, consequentemente, muito mais aberto a comprar com você. 4. Relacionamento Como eu já disse lá em cima, outro fator essencial que todo empreendedor digital precisa ter em mente é o relacionamento. Ele é a base das suas vendas! E para criar um bom relacionamento com o seu público, alguns cuidados são necessários. Em primeiro lugar, é preciso pensar em como você irá falar com o seu público. Isso importa, na verdade, para qualquer conteúdo que você for oferecer, seja no blog ou nas redes sociais. É importante tentar se colocar no lugar do seu cliente ideal e imaginar como ele gostaria que você falasse com ele. Uma dica prática é sempre colocar o nome do cliente no e-mail e finalizar com o seu nome e não apenas o nome da empresa. Essa simples medida faz com que seu cliente em potencial se sinta muito mais próximo de você. Além disso, também é importantíssimo incluir sempre no e-mail uma call to action, ou seja, uma chamada para ação. Essa call to action pode variar dependendo do tipo de e-mail que você vai enviar e pode levar o seu leitor a realizar várias ações, como ir até o blog, conferir um vídeo no Youtube, comprar um produto etc. 2 Erros que você não deve cometer nunca E para te ajudar a realmente construir uma lista de e-mails de qualidade, abaixo vou falar sobre 2 erros que você jamais deve cometer. Confira: • Comprar listasEmbora quem já trabalha com marketing digital sabe que comprar uma lista de e-mails é um erro enorme, para quem está começando, isso pode parecer uma boa opção. Mas, acredite, não é! Isso porque quando você oferece uma isca e as pessoas assinam sua lista, você sabe que aquelas pessoas estão minimamente interessadas no seu nicho. Ainda que seja apenas por curiosidade em saber o que você irá dizer naquele material, ainda assim, esse é o caminho ideal. Ao comprar uma lista, no entanto, você não tem como saber se aquelas pessoas estão interessadas no seu nicho ou não. Pense um pouco e perceba que você provavelmente já recebeu e-mail de produtos que, simplesmente, não servem para você. E o que você fez com esses e-mails é muito simples, mandou para caixa de spam e talvez até tenha bloqueado o remetente, certo? Pense que ao comprar uma lista a probabilidade de que isso aconteça com quase 100% dela é enorme. Por isso, não jogue seu dinheiro fora e construa sua própria lista de e-mails. • Irregularidade dos envios Outro grande desafio de se trabalhar com uma lista é encontrar a regularidade ideal do envio de e-mails. Como em tudo na hora de começar o seu empreendimento digital, não existe uma receita pronta. Afinal de contas, tudo depende do seu nicho, do seu público e das especificidades do seu negócio. No entanto, uma boa ideia para começar é enviar um e-mail por semana. Isso é o suficiente para que você não seja esquecido e para que você não seja chato enviando e-mail de mais. É muito comum entre os grandes empreendedores online fazer um e-mail na semana e enviar nele todo o conteúdo. Isso inclui os artigos novos do blog e o conteúdo de cada rede social específica. O benefício disso é que há grandes chances do lead decidir ler pelo menos um desses conteúdos. E, portanto, você oferece a ele mais liberdade de escolha e flexibilidade. Nesse aspecto, tanto e-mails de mais quanto menos e-mails do que o necessário podem ser prejudiciais ao seu negócio. É claro que é importante lembrar de que ninguém acerta de primeira. Portanto, não se preocupe muito. O mais importante é que com o tempo você aprenda e ajuste a sua estratégia ao seu público. Conclusão Neste artigo você conferiu algumas informações valiosíssimas sobre o porque o e-mail marketing é tão importante. Além disso, aprendeu também o que você precisa saber para criar a sua lista e dois erros que você jamais deve cometer. Espero que você tenha gostado deste conteúdo. E se você gostou, deixe seu comentário abaixo, assim você me ajuda a construir mais conteúdo de qualidade e que realmente seja importante para você.