Costumo dizer que endomarketing é a mais básica das atitudes que uma empresa pode ter. Se marketing é um processo dinâmico e orgânico que objetiva a construção e manutenção de relações duradouras através de trocas, o relacionamento com os clientes internos (funcionários) deve fazer parte das prioridades estratégicas de qualquer negócio, produzindo uma onda que emanará um comportamento enriquecedor no dia a dia de trabalho e que proporcionará uma influência interessante no resultado econômico-financeiro, pois o astral positivo atingirá e contaminará os clientes externos. Na área farmacêutica, o foco em endomarketing é ainda mais essencial porque o seu core é extremamente voltado à saúde e bem estar, que são assuntos delicados, e o ambiente de negócios é altamente competitivo. Mas afinal, quais as reais razões de investir no marketing interno? 1- A matéria prima do marketing é feita de carne e osso, ou seja, pessoas! 2- Empresas são construídas por pessoas e para pessoas. 3- Funcionários felizes atendem melhor os clientes. Fazem girar o círculo virtuoso de prosperidade nos negócios. 4- O mercado está com escassez de profissionais competentes e a atmosfera organizacional das relações e o ambiente interno são pontos fortes que todo profissional considera antes de analisar outras propostas de trabalho. 5- Empresa que quer vencer precisa de um time comprometido e competente, sempre! É o que chamo de 3C's de um Time Vencedor: Comprometimento, Competência e Constância. 6- Quanto melhor o score dos 3C's, maior a maturidade da organização e mais forte é a relação de confiança entre funcionários e empresas. Essa confiança transborda para fora da empresa. E como desenvolver um programa de endomarketing campeão na indústria farmacêutica? – Entendendo que marketing interno precisa possuir vínculos com a estratégia corporativa. E que todo processo de endomarketing deve ser planejado e desenvolvido como um programa de construção e fortalecimento da relação empresa-funcionário. – Estudando o público interno, entendendo seus anseios e padrão comportamental, analisando a cultura empresarial e cruzando com os objetivos estratégicos da organização. – Trabalhando para retirar do mindset da equipe responsável a ideia de que endomarketing é a mesma coisa que comunicação interna. E que basta enviar emails motivacionais, alimentar os murais e realizar uma festa de fim de ano animada que estará desenvolvendo marketing interno. – Entendendo que o canal de comunicação mais forte que se possui são os próprios funcionários e que para atingi-los assertivamente é necessário planejar ações focadas em resultados reais, utilizando a mensagem certa por meios certos para o público certo. Sugiro que divida sua equipe em grupos por direcionadores, de acordo com a análise realizada no segundo item e aja diferenciadamente em cada grupo. Existem ações em massa (para todos os funcionários) e ações personalizadas (por clusters). – Usando o exemplo como catalisador para atitudes que desejam replicar internamente e fomentar o transbordamento da magia interna aos clientes externos. O exemplo é o melhor treinamento e possui custo zero. – Compreendendo a cadeia relacional de cada cluster de funcionários, para que possa estabelecer ações direcionadas e aderentes a todos os elos dessa cadeia. Por exemplo: quem são os clientes do cluster representantes comerciais (propagandistas)? Médicos. Como atuar com esse cluster para que ele proporcione mais satisfação aos seus clientes para maximizar as possibilidades de prescrição e venda dos produtos do laboratório? Para que se formem equipes de alto desempenho em indústrias farmacêuticas é necessário que se criem processos internos que aflorem nas pessoas a ideia de que são importantes para a empresa. O endomarketing, quando bem desenvolvido, desperta nos funcionários o orgulho de pertencer à organização, motivando-o a desempenhar muito melhor suas atividades e satisfazer aos clientes externos. Endomarketing de verdade causa transbordamento da satisfação e felicidade para fora do laboratório.