A Relevância do Endomarketing na Biblioteca

Enfatiza a relevância do Endomarketing aplicado dentro da Biblioteca.

O Marketing é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas de uma organização, melhorando consideravelmente os produtos e serviços oferecidos.

Mas o que é Endomarketing? É o marketing voltado para dentro, ou seja, é o marketing cujo foco é o cliente interno ou público interno da organização.

Os colaboradores são os primeiros clientes de uma organização e o bem (capital humano) mais valioso, ou seja, são peças essenciais no sucesso ou fracasso da organização, então é fundamental valorizar e encantar primeiro o público interno para depois conquistar o público externo.

Para Bekin (1995,p.34) Endomarketing realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre os seus funcionários e departamentos aqueles valores destinados a servir o cliente.

As bibliotecas para satisfazerem seus usuários utilizam a ferramenta do marketing fazendo pesquisa de levantamento do nível de satisfação dos usuários da biblioteca com o objetivo de identificar, satisfazer e antecipar as necessidades verificando quais os produtos e serviços a mesma pode disponibilizar para agradar a todos, mas para conquistar êxito nesse plano de marketing externo é preciso também desenvolver o marketing interno, com o propósito de identificar as percepções e expectativas dos colaboradores com relação à biblioteca.

E qual é a melhor forma de obter essas informações e aplicar Endomarketing na Biblioteca? É ouvir as opiniões dos colaboradores isso é o inicio de tudo, é fazer o levantamento da pesquisa de feedback do Clima organizacional para saber o nível de satisfação interna, com os resultados obtidos e avaliados dessa pesquisa é possível construir um ambiente mais produtivo e pessoas motivadas e felizes.

Um relevante plano de Endomarketing bem elaborado é capaz de mudar e incentivar o comprometimento de toda a equipe de colaboradores da biblitoeca.

Segundo Philip Kotler (1994), o marketing interno deve preceder o marketing externo: "Não faz sentido promover serviço excelente antes de os funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo".

O propósito do Endomarketing é corroborar para interação, compartilhamento da visão da organização, construir um clima permanente de motivação e fortalecer relacionamentos com o público interno.

No meu artigo Marketing e a Pesquisa do Nível de Satisfação dos Usuários da Biblioteca (GOIS, 2011), os usuários satisfeitos são a melhor propaganda, pois promove os serviços e as próprias bibliotecas tanto no ambiente externo como no interno, pois motivando a equipe de colaboradores fazendo com que todos se sintam valorizados e que realmente conheçam os processos e as tecnologias, conseqüentemente eles irão repassar toda essa motivação para os usuários, isso resultar na maior satisfação no atendimento na biblioteca.

REFERÊNCIAS

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: MakronBooks, 1995.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas 1994.

GOIS, Silma, 2011. Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/bibliotecario-e-o-marketing-de-biblioteca/53597/ Acessado em: 28.08.11

GOIS, Silma, 2011. Marketing e a Pesquisa do Nível de Satisfação dos Usuários da Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-e-a-pesquisa-do-nivel-de-satisfacao-dos-usuarios-da-biblioteca/57878 Acessado em: 28.08.11

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