O Símbolo O Símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação: As flechas centrais (² e ¼) apontam para um ponto comum, ou seja os objetivos da profissão; organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. As laterais, (Ä e º) representam as metas a serem atingidas. O quadrado branco que se forma ao centro, apoiado no vértice, remete à dinamicidade da profissão. O símbolo 3D possui 3 cores padrão (azul, preto e branco) O Símbolo 2D possui apenas 1 cor (azul). O Anel O Anel de Formatura do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado,em ouro branco, o Símbolo da Profissão do Administrador. Conceito A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: finanças, administrativo, marketing, vendas ou produção e recursos humanos. Pelo fato de a Administração ter diversas ciências como base, o administrador disputa seu espaço com profissionais de diferentes áreas. Em finanças, com economistas e contadores. Em marketing, com publicitários. Em produção, disputa com engenheiros. Em recursos humanos, com psicólogos. A profissão de administradro é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.A semana do Administrador instituída pelo Administrador Gaston Schwabacher, comemorada do dia 2 a 9 de setembro, onde são homenageando feitos administrativos com ética. Dando ênfase a um dos princípios filosófico da Administração que é: “A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social o lucro é mera consequência “.