Brand Awareness

O Brand Awareness é um termo usado para identificar a maneira como clientes potenciais percebem determinadas marcas e está normalmente associado um determinado produto. Sua tradução literal do inglês é notoriedade da marca

O Brand Awareness é um termo usado para identificar a maneira como clientes potenciais percebem determinadas marcas e brand-logos-thumbs-upestá normalmente associado um determinado produto. Sua tradução literal do inglês é notoriedade da marca.

Apresenta-se, geralmente, por um número que reflete a porcentagem do mercado-alvo que associou o produto a uma dada empresa.

O Brand Awareness é crucial no início do ciclo de vida de um produto e está associado a funções de identidade de marcas na memória dos consumidores, servindo para quantificar como os consumidores identificam a marca em condições diversas.

A percepção da marca é especialmente importante quando queremos definir a capacidade dos consumidores de diferenciar corretamente a marca à qual tenham sido expostos anteriormente, não implicando necessariamente que os mesmos identifiquem o nome da marca, sendo suficiente o reconhecimento da marca após uma exposição sensorial (visual, auditiva, olfativa entre outros).[1] Como exemplo podemos citar a brilhantemente executada campanha de Kick Off do “Smell is Power” (Cheiro é Poder) da Old Spice, com Terry Crews.


A notoriedade da marca se refere à capacidade dos consumidores recuperarem a marca em sua memória corretamente.

 

Medições de Brand Awareness

A notoriedade de marcas é medida quantificando a sensibilização gerada a um consumidor, ao ser confrontado sobre uma categoria de produto.

Consideram-se alguns fatores, tais como se o consumidor foi auxiliado por uma lista de empresas, ou se ele reconhece a empresa sem necessidade de induções de certos “auxílios mentais”.

Definimos como fenômeno de consciência espontânea, quando o consumidor resgata uma marca específica sem auxílio ou pista para um dado produto ou serviço.

Brand Awareness no Brasil

No Brasil o premio de maior importância que tange à notoriedade de marcas é o “Top of Mind” do Instituto de Pesquisas tomDatafolha.

O que é o Top of Mind?

Desde o início da década de 90 o Datafolha vai às ruas para descobrir qual a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O resultado é o Top of Mind, pesquisa que gera, anualmente, um estudo publicado pela Folha de S. Paulo, uma premiação para as marcas top no Brasil e um software completo de análise de resultados.

Qual a abrangência da pesquisa? As entrevistas para o Top of Mind são feitas em cerca de 170 cidades brasileiras junto à população com 16 anos ou mais. Ao longo de sua história já foram investigadas 50 categorias de serviços, produtos e temas especiais.

Como o Top of Mind pode ser aplicado aos negócios? O software criado pelo Datafolha traz dados dos levantamentos Top of Mind realizados desde 2001. Com o programa, é possível personalizar resultados, escolhendo os cruzamentos e comparações de dados mais interessantes para os mais diversos tipos de negócio. [2]

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Tags: Brand Awareness branding brands marcas marketing neuromarketing top of minds werner a. goerlich

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