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Capítulo 04 - Funções do Marketing

Frederico Dias,

FUNÇÕES DO MARKETING

Escrevi este artigo com o intuito de pontuar os principais conceitos relevantes à gestão de marketing. Gosto de resumir os livros que leio, pois me ajuda a relembrar o conteúdo do mesmo. Então quem sabe este artigo possa ajudá-lo da mesma forma que me auxilia.

O marketing, na perspectiva aqui adotada de função empresarial, integra o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras, que gerenciam recursos e geram resultados para agregar valor econômico ao processo empresarial como um todo. Portanto, a função de marketing engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial.

As decisões e ações específicas da função de marketing, que compõem o chamado composto de marketing, também conhecido como marketing mix ou os “quatro Ps”, referem-se a quatro variáveis: produto, preço, promoção e ponto de distribuição.

As quatro grandes áreas de responsabilidade do gerente de marketing podem ser resumidas abaixo:

1. Análise de marketing: analisar os riscos e as oportunidades de mercado;
2. Planejamento de marketing: selecionar o mercado-alvo e as estratégias de marketing;
3. Implementação de marketing: desenvolver o mix ou composto de marketing;
4. Controle de marketing: avaliar os resultados das estratégias e dos programas.

A administração de marketing é o conceito que resume a função do marketing e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes e os stakeholders da empresa.

O planejamento de marketing é o meio de realização da responsabilidade estratégica do gerente de marketing. É a etapa inicial de todo o processo de administração de marketing, quando são definidos os objetivos de mercado e tomadas as decisões estratégicas, incluindo:

• Análise de mercado;
• Identificação de oportunidades e riscos;
• Segmentação do mercado e seleção do mercado-alvo;
• Objetivos de marketing;
• Estratégia de diferenciação de produto;
• Estratégia de preços, comunicação e distribuição;
• Plano tático;
• Orçamento de marketing;
• Avaliação e controle.


Gestão de Marketing – Professores do Departamento de Mercadologia da FGV, pág: 9 a 11.

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Tags: conceito empresa gestao micro