Controle Administrativo Controlar: definido como qualquer processo de direciona as atividades das pessoas alcance das metas organizacionais. Aplica-se a toda organização, sendo que todos os aspectos do desempenho de uma empresa devem ser monitorados e avaliados, considerando objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos de controle. Controle Estratégico: complementa o planejamento estratégico e procura monitorar: Grau de realização das missões, estratégias e objetivos estratégicos; Adequação das missões, objetos e estratégias ás ameaças e oportunidades do ambiente; Desempenho global da empresa, medido por indicadores como satisfação dos acionistas, clientes e imagem na sociedade; Concorrência e outros fatores externos; Eficiência e outros fatores interno. Controle Administrativos: praticados pelas áreas funcionais da empresa: produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. São controles que produzem informações especializadas e possibilitam a tomada de decisões em cada área da organização. Controle Operacional: Focaliza as atividades e o consumo de recursos em qualquer área funcional da empresa. Controle Orçamentário: Também chamado de Orçamento consiste no processo de investigar o que está sendo realizado e comparar os resultados com os dados do orçamento correspondente, com objetivo de verificar o que foi alcançado ou entender as diferenças. Tipos de Orçamentos Orçamento Vendas: dados para esse orçamento são preparados por mês, pela área de vendas e de produção; Orçamento de Produção: Expresso em unidades físicas, as informações necessárias para a preparação desse orçamento são: tipos e capacidades das máquinas, quantidades econômicas a serem produzidas e disponibilidades de materiais; Orçamento de Custo de Produção: Algumas vezes está incluído nos orçamentos de produção. A comparação do custo de produção com o preço de venda mostra se as margens de lucro são ou não adequadas. Orçamento de Caixa: mostra as receitas e as despesas previstas, a quantidade de capital circulante disponível, a medida da necessidade de um financiamento externo e os períodos e as quantias de dinheiro disponível. Desenvolvidas como um meio de avaliar a eficácia e a eficiência dos resultados da empresa. Avalia os sistemas políticos, critérios e procedimentos utilizados pela empresa na sua área de planejamento estratégico, tático e principalmente no processo decisório de suas operações. Estes aspectos sintetizam os seguintes objetivos: Adequação, eficácia e eficiência do desempenho da empresa, no que se refere as duas funções de planejamento estratégico e tático; Alcance dos resultados em relação aos objetivos e planos estabelecidos e as alternativas disponíveis; Obtenção de qualidade e viabilidade para os planos e orçamentos e das políticas e diretrizes com alcance a todos os níveis gerenciais; Sugestões de alternativas estratégicas e táticas; Sugestões de reestruturação e qualidade global de empresa. Auditora de Gestão: tem uma visão macro da empresa e preocupa-se com os resultados gerados a partir das políticas e estratégias e decisões tomadas pela alta direção da empresa; Auditoria de Processo: avalia as melhorias possíveis de serem adotadas, em cada processo da empresa, com objetivo de melhorar o desempenho para a produção e negociação de seu produto final. Controles Internos: Consiste em verificar se tudo está ocorrendo conforme os planos adotados, as instruções emitidas e os princípios estabelecidos, com o objetivo de apontar falhas e erros, para corrigi-los e evitar sua reincidência. Também pode conceituar como o conjunto de rotinas internar da empresa, coordenadas entrei si, compreendendo: Fluxo de informação e de documentos; Organogramas; Política Administrativa; Responsabilidades Operacionais Procedimentos Operacionais; Estatutos e Regimes internos; Documentos internos e externos e outros. Esse conjunto de elementos interligados tem por objetivo proteger o patrimônio da empresa. Dessa forma um bom sistema de controle interno tem por objetivo; Proteger o patrimônio Prevenir fraudes e, caso estas aconteçam, ter a possibilidade de descobri-las a tempo de responsabilizar quem a cometeu; Evitar erros e desperdícios; Promover a eficiência do pessoal, distribuindo-se adequadamente as tarefas e as responsabilidades de cada um; Estabelecer a interligação, de forma a subsidiar os controles das transações; Criar canais de informações para o gerente ou alta administração, de forma que possam ser arquitetadas estratégias empresariais condizentes com as necessidades de cada situação.