Design: a identidade da sua empresa pode atrair ainda mais clientes

Em tempos de crise, todas as ferramentas são importantes para manter clientes e conquistar novos consumidores, vender mais. Muitas empresas têm buscado nos últimos tempos soluções das mais variadas para atrair seu público, mas muitas esquecem de um detalhe que faz toda a diferença: o design

Seguir + Mariele Fantini,

Em tempos de crise, todas as ferramentas são importantes para manter clientes e conquistar novos consumidores, vender mais. Muitas empresas têm buscado nos últimos tempos soluções das mais variadas para atrair seu público, mas muitas esquecem de um detalhe que faz toda a diferença: o design.

Esse termo você certamente já ouviu falar, seja nesta ou em outras áreas, e o sentido é o mesmo, é uma espécie de identidade da pessoa ou de uma instituição. O design é uma ferramenta perfeita para você destacar sua empresa dentre tantas outras que atuam no mesmo setor e isso vai além da questão visual e gráfica. Pois, ao contrário do que se imagina, isso não se restringe a embalagem de um produto e muito menos a fachada de uma sede, por exemplo. Para você entender melhor a importância do design, separamos aqui alguns pontos fundamentais.

A comunicação visual

Podemos voltar no tempo, mais precisamente na pré-história, e lá podemos perceber que a comunicação visual já existia e era necessária para troca de informações entre homens primitivos, que faziam desenhos e pinturas na pedra ou mesmo na terra. Com o passar dos séculos, o desenho foi aprimorado, passando por fases como artística, técnica e até chegar ao desenho de projeto, que hoje tem tudo a ver com criação de identidade de uma marca ou produto.

Já naquela época, o ser humano entedia a comunicação por símbolos, independentemente se eram diferentes em cada região ou não, mas cada grupo possuia esse conhecimento de interpretar por meio dos sinais.

Ainda nos tempos antigos, muitas coisas ganharam forma que possuem até hoje e aos poucos ganham uma versão mais moderna. A sociedade é cercada de informação e a visual talvez seja uma das principais, pois os olhos podem ver e a memória associar o nome de algo a um símbolo e cor. Pense na marca Coca-Cola, o que vem a sua mente? As letras que são usadas no nome e a cor vermelha? Pois é, isso é design, é a marca do produto.

Cores, formas e tipos de letras podem ser facilmente associados com um bom trabalho de design. Aliás, este profissional começa com suas ideias no papel, desenhando mesmo, e posteriormente passa isso para o computador, ganhando assim um aspecto digital, aprimorando em detalhes pequenos e importantes, como ângulos e tamanho.

Muito além do estilo

O designer gráfico é o profissional capacitado para verificar todas as formas de comunicação visual da empresa, desde a criação do logo até um simples flyer ou mesmo um banner. Tudo segue um padrão e esse padrão é replicado adequando-se a plataforma online ou ao impresso.

A marca de uma empresa precisa se enquadrar num banner pequeno dentro de um site da mesma forma que se enquadra num outdoor grande, por exemplo. Parece trabalho simples, mas a dimensão e qualidade disso é toda trabalhada por este especialista, e tudo para manter sempre alinhado com a identidade visual. Algumas empresas disponibilizam em seu site o manual da marca, que traz ali as diferentes adaptações que o logo e outros detalhes podem passar sem distorcer a imagem que as pessoas já conhecem daquela empresa ou produto. O padrão permite que a qualidade continue e o consumidor veja a marca da mesma forma, independentemente de onde está sendo veiculada.

Vale lembrar que é o designer também que constrói toda a arte de uma campanha com base nas informações passadas pelo marketing, que é o setor que entende o público-alvo e está buscando envolver o consumidor em algum novo serviço ou produto.

O profissional que se coloca no lugar do cliente

O designer não atua só na parte gráfica e podemos citar que áreas como produto, serviço e ambiental precisam deste profissional. Além da aparência, o especialista tem como objetivo tornar a vida do cliente mais fácil e isso envolve várias etapas, desde abrir a embalagem, montar o produto – no caso de alguns itens, aprender a usar, consertar ou até mesmo descartar.

Pensar nas atividades do cliente facilita e muito para a empresa. O processo de criação de um produto ou serviço é algo desafiador, pois muitos aprimoram a ideia, buscam profissionais para colocá-la em prática, mas não se preocupam em se colocar no lugar de quem vai consumir aquilo – erro comum que pode adiar o sucesso da empresa. O designer consegue captar todo esse processo com base em informações importantes do público-alvo, entendo o que eles buscam na prática.

Se pensarmos numa cafeteria, como você imagina o espaço físico e o público que frequenta? Certamente o ambiente é trabalhado com sofás, livros, som-ambiente bem tranquilo e cores mais neutras e quem sabe até um frio do ar condicionado para instigar ao cafezinho fresco e quente. Em relação ao público, jovens a partir de 25 anos, mais homens do que mulheres e muitos já bem colocados no mercado de trabalho. Este é um raciocínio simples, mas o marketing conectado com o designer pode pensar em muitos outros detalhes.

De uma modo geral, independentemente da área do designer, este profissional busca sempre satisfazer o cliente e adequar uma empresa ou produto para aquele consumidor, ainda que as necessidades mudem. Uma empresa pode começar buscando um bom profissional para elaborar e estudar toda a identidade visual, aquilo que vai fazer o consumidor associar a marca aos seus produtos e valores, e posteriormente pode inserir este profissional em várias outras etapas de acordo com o seu conhecimento.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: design Designer Design Gráfico Estratégia Identidade Visual Marketing público-alvo

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

A era do textão

Como proteger sua marca em um mundo onde opinião é decreto.

 


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração