Nada melhor do que estrear o nosso blog com o tema Brainstorming, que é uma ferramenta potentíssima, porém pouco usada. Já se deparou com problemas em que não via alternativas para resolver? Isso é muito comum, até mesmo nas grandes empresas. Mas existem formas simples, baratas e eficazes para encontrar as alternativas. Uma delas (se não é a melhor, é uma das melhores ferramentas) é o Brainstorming. Afinal o que é Brainstorming? A ferramenta foi popularizada pelo escritor Alex Osbourn com a intenção de criar alternativas para solução de problemas em projetos e até para a criação de novos projetos. No Brasil também é conhecido como “Tempestade de Ideias”. Inicialmente foi muito utilizada para resolução de problemas (esta é a principal ideia do brainstorming) mas com o tempo foi sendo utilizada e com sucesso em outras ocasiões como desenvolvimento de novos produtos/serviços, tomada de decisões, melhorias de produtos/serviços ou processos entre outras tantas funções… O brainstorming pode ocorrer de forma individual ou coletivo, onde os envolvidos despertam diversas ideias como alternativa para atingir o objetivo. Um bom exemplo de brainstorming é a forma como Dr House e sua equipe descobrem as doenças de seus pacientes e as solucionam. Dr House reúne sua equipe com um problema (doença) a ser resolvido. No momento da “discussão” todos já sabem o problema exato e suas consequências – conhecer o problema e consequências é extremamente importante durante o brainstorming, para ter uma solução eficaz – após a identificação do problema, é dado por cada um soluções (alternativas) para resolver o problema em questão. O próximo passo é avaliar as alternativas propostas. Seguindo o nosso exemplo, o Dr House orienta que seja feito um exame para avaliar uma das alternativas sugeridas. Avaliada as alternativas e suas consequências, positivas e negativas, chegou o momento da escolha. Não se engane que acabou por aqui, temos outro passo muito importante a ser feito, a avaliação do resultado. Sim, ela pode dar errado e aí entra a importância da avaliação, para ser feito um novo brainstorming, para uma nova solução. Pontos Importantes: Mantenha sempre o foco e o envolvimento do grupo; Evite menosprezar alguma ideia, por mais sem nexo que ela pareca ser; Trate todos do grupo de forma igual; Determine um tempo para o Brainstorming; Utilize outras ferramentas de apoio durante a Brainstorming. Como Diagrama Espinha de peixe, Canvas entre outras, que serão temas para outros posts. Procure sempre usar um quadro de anotações que todos possam ver os “sintomas” e as alternativas a serem discutidas; CONCLUSÃO Evite cair na armadilha da rotina onde se resolve sempre os problemas com as mesmas alternativas que muitas das vezes apenas remediam o problema e não as resolvem. Veja a brainstorming com um tempo investido no seu negócio e não como um tempo gasto em problemas que acha que pode ser remediado, depois isso se tornará um problema grave e urgente, não deixe chegar a esse ponto. Falar ou escrever é fácil, agora fazer … Para isso faça com frequência, gere experiencias e evolua sempre suas discussões, isso tornará fácil fazer! E por fim, tome sempre atenção com o interesse e envolvimento do grupo, são eles que irão criar alternativas que podem ser fundamental para seu objetivo. Estimule sempre a todos darem sua contribuição sem medo de errar, vou usar uma frase de Robert T Kiyosaki e Sharon L Lechter no livro Pai rico e pai pobre para dimensionar a importância em não ter medo, “A principal diferença entre uma pessoa rica (com sucesso) e outra pobre (sem sucesso) está em como elas lidam com esse medo”. Espero ter ajudado, deixe abaixo seu comentário, dúvidas, críticas ou elogios. SUCESSO!