O que são as Networks para Youtube

Uma síntese do que são e como funcionam as Networks para Youtube.

O que são Networks

Uma Network é uma empresa que não possue vínculos direto com o Youtube, a qual você se pode se associar com o objetivo de obter “benefícios” e com isso  a mesma passa a atuar como sua intermediária junto ao Youtube.

Cada Network oferece benefícios específicos, tais como ferramentas de gestão do canal, biblioteca de sons, suporte e consultoria, dentre outros. Mas é importante salientar que esses "benefícios não vem de graça" , os seus ganhos através do Adsense com o seu canal serão pagos diretamente para a Network, que então irá descontar uma porcentagem dos seus ganhos de acordo com o acordo que fez com você, para depois então ela repassar a sua parte atravé do paypal.

Como surgiram as Networks

Networks surgiram como empresas , em muitos dos casos originadas de canais americanos do YouTube) com a tarefa de fomentar, gerenciar e ajudar a monetizar melhor os canais que fazem parte dela.

Essas networks agregavam canais que possuiam a mesma linha editorial e conteúdo. Podemos citar como exemplo: (jogos)games. Trabalhando desse forma, ficaria mais fácil conseguir acordos comerciais melhores pois os "clientes" teriam como anunciar de maneira mais específica para um nicho. Para quem não sabe, a venda de publicidade do Google acontece por segmentos.

Na tentativa de escapar do leilão do Google, as networks buscaram investir em áreas comerciais. Contratando várias pessoas pra trabalharem como  vendedores do seu catálogo, que formado pelos canais parceiros. Isso na prática funciona da seguinte forma, o vendedor liga pra uma empresa, por exemplo do setor de games e diz que é administradora do canals x e pergunta se essa empresa teria interesse em pagar um pouco mais pra anunciar somente nesses canais que tem conteúdo relacionado com os produtos/serviços dessa empresa. Se a empresa  achar interessante, e concordar em pagar um valor maior, terá em troca muito mais direcionamento do seu comercial e a certeza de estar sendo exibido em canais de qualidade, relacionados aos seus produtos e com isso bem provavelmente terá melhores resultados.

Mas essas Networks não investiram somente no setor comercial, elas também investiram na criação de um setor de relacionamento/suporte com os canais. Contratando pessoas para atender e resolver problemas dos parceiros. Como todos sabem, é praticamente impossível para o YouTube atender bem milhôes de produtores de conteúdo diariamente, e as dúvidas deles acabam indo parar no "perguntas frequentes" do Youtube ou em fóruns. É claro que as networks também precisam resolver suas questões com o YouTube, mas o fato de terem um espécie de "porta voz" para diversos canais, isso facilita muito para o YouTube.

Outro fator que é muito importante e que as Networks resolveram fazer é oferecer suporte também na produção e na área técnica dos canais. Orientando como produzir melhor, que materiais e linguagem usar, e também como fazer a melhor divulgação do seu conteúdo, bem como quais ferramentas usar dentro do Youtube. 

Enfim mas quanto um canal tem que pagar por esses benefícios que essas Networks oferecem? Normalmetne elas cobram 10% do faturamento de seus parceiros.

Aqui no Brasil já existem algunas networks focadas para o youtube e recentemente surgiu uma Network que trabalha da mesma forma porém, ela pretende trabalhar com diversas redes sociais, começou com o Facebook e em breve irá operar também com youtube dentre outras, trata-se da F15D Network.

Conclusão
Para quem tem um canal no youtube que possuem conteúdo de qualidade e tem uma boa visibilidade, e claro quer monetizar com esse seu canal, as networks ajudam bastante para que o produtor se concentre mais na criação de seus conteúdos e deixe a parte digamos "a parte mais chata" por conta das Networks.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)