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Ruídos na Comunicação

Priscyla Caldas,

 

Atualmente, apesar das profundas evoluções tecnológicas verificadas, com o diversificado leque de meios e formas de comunicação, ainda existem problemas que impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informações.

 

Estes obstáculos à comunicação, mais propriamente à eficácia da comunicação, mais conhecidos por ruídos, de uma maneira geral, são freqüentes e temidos pelos gestores conscientes da importância da comunicação na organização.

 

Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

 

Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009):

 

- ambiente adverso – local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor, que por sua vez compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor;


- o momento em que a mensagem esta sendo passada - caso o receptor não esteja concentrado para obter as informações necessárias, tenha sua atenção dividida em mais de uma atividade, a mensagem não será completamente entendida;


- linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor;


- exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes.

 

Diante das causas apontadas acima no que tange os problemas da comunicação, Soares (2008) diz que, para que isto seja evitado, é importante que as organizações desenvolvam para cada público ferramentas e programas de relacionamento específicos, buscando, assim, reduzir os inevitáveis ruídos e conflitos de interesse nas relações.

 

Pesquisa aponta para que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (Machado, 2008). Baseados em dados como este, os gestores estão cada vez mais olhando para a comunicação de uma maneira geral como uma área de importância estratégica na empresa, buscando aperfeiçoar os processos e investindo em recursos para melhorar a comunicação estabelecida, vendo-a como investimento e não como custo.

 

As informações que circulam dentro da organização têm que ser comunicadas de forma a serem compreendidas por todos, não gerando dúvidas nem posteriores ruídos. O colaborador deve saber com exatidão tudo o que ocorre dentro da empresa, no que diz respeito a sua função, para passar adiante a informação para o cliente de forma adequada e completa. E a comunicação funcional, articulando-se de forma com duas outras vertentes da comunicação pode introduzir elementos de ruído e distorção detrimentais dos seus objetivos: falamos da vertente da partilha de valores, da cultura organizacional, de criação de sentimento de pertença, bem como da comunicação ligada à motivação e satisfação dos públicos internos.

 

A comunicação ocorrendo de forma efetiva trará vantagens para a empresa, para o colaborador e consequentemente para o cliente que se tornará fiel a empresa que lhe prestar o melhor atendimento.

 


PRISCYLA CALDAS

priscyla@exitomarketing.com.br

www.exitomarketing.com.br




Referências:

Gessner, G. (2007) – Comunicação (documento online) Artigos.Com. Acedido em 13 de Junho de 2009 em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/ comunicacao-1511/artigo.

Mendonça, M. (2009). Comunicação eficaz na empresa – A estória do cometa Halley, vídeos 1-2 (18min). Acedido em 15 de Agosto de 2009, em: www.youtube.com/watch?v=P-MWX4Az8bY&feature=related & www.youtube.com/watch?v=fbJH_H26EUg&feature=related

Soares, Paulo Henrique Leal (2008). Mídia organizacional: o agendamento estratégico in ABERJE. Comunicação Interna: A força das empresas. Vol. 4 (pp. 97-110). São Paulo: Aberje Editorial

Machado, R. (2008, 10 de Junho). A importância da comunicação como estratégia de marketing. (texto colocado no Blog doceshop.com.br) enviado para http://www.doceshop.com.br/blog/index.php/a-comunicacao-como-estrategia-empresarial-e-pessoal-tambem/. Acedido em 13 de Junho de 2009.

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Tags: barreiras na comunicação comunicação interna comunicação organizacional ruídos na comunicação