10 livros essenciais para entender os mercados, segundo Ricardo Amorim

Pedi ao Ricardo Amorim, o famoso e reconhecido economista, autor, palestrante e apresentador para listar seus 10 livros favoritos de economia. Vamos nessa?

Reprodução

Sou um grande fã de livros e um ávido leitor. Por isso, nas próximas semanas na minha coluna aqui no Portal Administradores, estarei trazendo os livros de negócios favoritos de profissionais referência no mercado Brasileiro. Para estrear a série, comecei com um peso pesado. Pedi ao Ricardo Amorim, o famoso e reconhecido economista, autor, palestrante e apresentador para listar seus 10 livros favoritos de economia. Vamos nessa?

Os Top 10 livros sobre economia, por Ricardo Amorim:

Ensaios de Warren Buffett, Editora Rui Tabakov Sena Rebouças

Por que este livro é único?

O livro é uma coleção de textos dos relatórios do Warren Buffett. São mais de 20 anos de trabalho de um dos maiores investidores da História.

O que você vai aprender?

Os mais diversos assuntos de Finanças, como ações, fusões e aquisições, e também Direito Empresarial.

Ler resumo

Freakonomics, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

Por que este livro é único?

Esse livro muda o modo como pensamos o mundo. A economia é aplicada no dia a dia, com uma linguagem fácil, na hora de resolver os mais diversos problemas.

O que você vai aprender?

A descontruir verdades absolutas. E vai conseguir analisar situações de um jeito mais objetivo e racional.

Ler resumo

O mito do governo grátis, de Paulo Rabello de Castro

Por que este livro é único?

O livro fala de um problema que está na raiz do subdesenvolvimento do Brasil e como superá-lo. São muitos dados e exemplos que ajudam a entender melhor esse fenômeno.

O que você vai aprender?

Você vai aprender sobre o surgimento e as consequências desse mito, nos mais diversos âmbitos. Leitura essencial para entender a política e a economia brasileiras.

Ler resumo

Complacência, de Fabio Giambiagi e Alexandre Schwartsman

Por que este livro é único?

O assunto mais discutido na mídia atualmente é o desafio da retomada do crescimento do Brasil. Esse livro debate justamente as falhas das ações governamentais nos últimos anos que acabaram causando a crise atual.

O que você vai aprender?

O livro é uma verdadeira aula sobre políticas macroeconômicas e os principais erros cometidos no Brasil. Aprenda também como ações mais eficazes na educação, infraestrutura, e outros segmentos geram crescimento e desenvolvimento econômico e melhoram a vida da população.

Ler resumo

Punidos pelas Recompensas, de Alfie Kohn

Por que este livro é único?

Vários preceitos de política econômica são baseados na aplicação do conceito de punições e recompensas. Este livro mostra que, em oposição a muitos conceitos econômicos tradicionais, recompensas muitas vezes tiram o valor e o prazer intrínseco de atividades e podem ser contraproducentes.

O que você vai aprender?

Seja para educar seu filho, motivar a sua equipe ou organizar sua própria vida, este livro lhe ensina como melhorar suas estratégias.

Ler resumo

Endgame, de John Mauldin

Por que este livro é único?

O livro destaca que os países desenvolvidos estão enfrentando um longo período de baixo crescimento, crises econômicas e mercados voláteis pontuados por recessões persistentes.

O que você vai aprender?

Como investir e fazer decisões empresarias que tenham sentido neste ambiente econômico.

Ler resumo

Por que as nações fracassam, de Daron Acemoglu e James A. Robinson

Por que este livro é único?

O livro explica por que existem diferenças gritantes no desempenho econômico de diferentes países e o papel das instituições nestas diferenças. Ótimo para entender a dinâmica da sociedade e como sua organização afeta a riqueza de um país.

O que você vai aprender?

O mundo político-econômico contemporâneo de um jeito fácil e aplicado e a importância de algumas reformas atualmente debatidas no Brasil para criar um país mais próspero no futuro.

Ler resumo

Economia sem truques, de Carlos Eduardo Gonçalves

Por que este livro é único?

Ele simplifica a compreensão da economia, mostrando a aplicação conceitos que parecem complexos em situações cotidianas. Ele explica a teria, mas principalmente dá exemplos fáceis para compreender sua aplicação.

O que você vai aprender?

Os principais conceitos da lógica econômica, como salários, preços, produção e emprego, que fazem parte do nosso dia a dia, mas ainda são confusos para muitas pessoas.

Ler resumo

Manias, Pânico e Crises, de Charles Kindleberger

Por que este livro é único?

Ele apresenta um panorama da história da economia dos últimos 400 anos, mostrando como crises econômicas são frequentes e têm alguns elementos comuns que tendem a causá-las.

O que você vai aprender?

Com um estudo detalhado da história, ele oferece exemplos e aponta maneiras de identificar as semelhanças entre as crises, as manias que levam as mesmas e como tentar preveni-las ou ao menos preparar-se para lidar com elas. 

Ler resumo

Depois da Tempestade, de Ricardo Amorim

Por que este livro é único?

Eu não poderia deixar de incluir na lista o meu próprio livro. Brincadeiras à parte, realmente acredito que ele é fundamental para quem quer entender por que o Brasil viveu uma crise tão grave e, por que, se fizer as reformas, sairá dela muito mais forte do que a maioria teme hoje.

O que você vai aprender?

O que causou a atual crise econômica brasileira e porque, se fizermos os ajustes econômicos necessários, estamos próximos um ciclo econômico favorável mais forte do que a grande maioria imagina, criando ótimas oportunidades de negócio para quem souber se posicionar.

Ler resumo

Gostou, sentiu falta de algum título? Não deixe de comentar!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(2)