Mais comentada

A ética na sociedade atual

Carmenci Pedroso,
A ÉTICA NA SOCIEDADE ATUAL

Carmenci Pedroso dos Reis
Professor: Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0231) – Filosofia
28/07/2009
 

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de relatar o comportamento ético do individuo na sociedade atual.
Para a execução do mesmo utilizaram-se consultas em sites da Internet tendo como resultado que éticos são valores morais impostos pela sociedade determinando a certo e o errado no comportamento do homem perante o seu meio, ajudando-o a formar-se um cidadão com idéias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade.

Palavras chaves: Filosofia; Ética; Comportamento.


1 INTRODUÇÃO

A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorretos de acordo os valores e crenças de cada época.

Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e pensadores na área do pensamento filosófico.

Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar o comportamento do homem perante seus limites morais de acordo com os valores criados historicamente pela sociedade.






2 ÉTICA NA SOCIEDADE

Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura. Para Arruda (2001):

“A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último. De modo natural, a inteligência adverte a bondade ou malícia dos atos livres, haja vista o remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente por que tal ação é boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um estudo científico dos atos humanos enquanto bons ou maus.”


3 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Nos dias atuais com um mundo cada vez mais globalizado e competitivo as organizações empresariais preocupam-se em com a ética nos seus negócios mostrando-se cada vez mais eficazes para competir com sucesso e obter resultados positivos e compensadores nas suas vendas e satisfação dos funcionários, cliente fornecedores e da sociedade em geral. Conforme Nash (2001):

“Ética dos negócios é o estudo da forma pela quais normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema”.

A sobrevivência e evolução das empresas e de seus negócios, portanto, está associada cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas.

4 ÉTICA NA RELIGIÃO

No passado a religião dominava todas as classes sócias e pregava moralidade nas tradições e bons costumes do povo servindo ainda para manter as pessoas bem comportadas e obedientes.

Nos dias de hoje com acesso a informação por muitos meios de comunicação e conhecimento a maioria dos indivíduos já divide opiniões não quais acreditam que não é obrigatório ter um comportamento religioso para ser moral e ético.

5 CONCLUSÃO

Conclui-se que a ética é a ciência que estuda o comportamento humano com ênfase tanto nos valores individuais como nos valores do individuo perante o grupo de convívio. Cada vez mais a sociedade está exigindo do individuo e das organizações seriedade e dignidade nos seus atos sejam eles políticos, sociais, culturais ou religiosos.


6 REFERÊNCIAS

NASH, L. 2001. Uma abordagem da importância da ética nas organizações. Disponível em: www.puccamp.br/centros/cea/sites/revista/conteudo/pdf. Acesso em 26 de Julho de 2009.

ARRUDA. M.C.C. 2001. Uma abordagem da importância da ética nas organizações. Disponível em: www.puccamp.br/centros/cea/sites/revista/conteudo/pdf. Acesso em 26 de Julho de 2009.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.