A falha na comunicação e suas conseqüências

Fique por dentro de como se comunicar bem, e saber se o ouvinte entendeu o que você quis passar á ele, e como agir quando uma pessoa não entende na primeira vez.

A comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não verbal; se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, os resultados que as empresas tanto buscam muitas vezes não acontecem por falhas na comunicação.


Muitos gestores após instruírem seus liderados, esquecem de fazer uma pergunta simples e fácil de compreender; "você entendeu"? Faltando então um feedback.

Quando as pessoas ouvem, mas, não entendem deverá partir delas á iniciativa de pedir uma nova explicação, caso isso não aconteça às chances de cometem erros será maior. No entanto, a pessoa que instruir e delegar tarefas, deverá dar um feedback; ou seja, um retorno, saber se os ouvintes compreenderam tudo que lhes foi falado. Não havendo entendimento por parte de alguém, é essencial que o gestor encontre outro modo de se comunicar para que aquela pessoa entenda, seja de forma verbal ou não verbal.

Quando uma pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma que falamos, pode facilitar ou dificultar o entendimento de uma pessoa.

Se a pessoa não entendeu na primeira explicação, repetir tudo novamente da mesma forma, não fará sentindo, e sim, mudar a forma como foi falado e em muitos casos será necessário mostrar e até mesmo praticar com aquela pessoa; certificando que ela compreendeu tudo que lhe foi falado e ensinado. Isso significa que o gestor além de falar e praticar deverá fazer um acompanhamento.

As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro. O nível do problema poderá evoluir e se tornar quase ou totalmente irreversível.

É muito comum entre as pessoas responsáveis pelo fracasso na falha de comunicação, procurar outras pessoas para culparem, do que aceitarem que erraram.

Concluímos que a falta de feedback é responsável pela falha na comunicação, o gestor necessita do retorno para saber se o que ele quis passar foi realmente interpretado de maneira correta, e que também é necessário um acompanhamento para certificar que tudo será executado corretamente.


Equipe Líder Coach Gestão

Blog: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(2)