Vista como inimiga muitas vezes, a concorrência carrega consigo um fardo injusto, porque ela faz bem, atrai mais mercados e atua como um crítico permanente, nos tirando da zona de conforto. Mas para enfrenta-la, é importante: – Saber quem é seu público alvo; – Conhecer e monitorar a concorrência; – Buscar um diferencial competitivo. Conhecer o público envolve saber quem você busca como cliente (sexo, idade, classe social…) e qual seu alcance (bairro, região, país). Sua localização também influencia essa questão: uma padaria de bairro tem um perfil de concorrência diferente de uma padaria num local de grande fluxo de pessoas. Entendidas essas questões, nada melhor que visitar a concorrência, consumindo seus produtos e serviços, fazendo as vezes de cliente oculto. Nessas ocasiões, aproveite para analisar atendimento, espaço físico, equipamentos, meios de fidelização, etc. Só conhecendo o que está sendo oferecido ao cliente é que você pode se diferenciar, fugindo da guerra de preços. Uma referência é fazer análise num raio de 3Km, mas claro que isso depende do seu negócio. E não deixe de planejar em check list o que vai observar nessas visitas. Quando você acompanha a movimentação do seu concorrente, isso lhe permite ter uma ação proativa, e criativa, tirando você da defesa. Ocasionalmente você pode até se juntar ao concorrente para criar nichos ou obter descontos. Pense nisso.