Atenção aos detalhes: o segredo para brilhar em tempos mais desafiadores

Neste artigo recheado de dicas práticas e que provocam reflexão profunda sobre o seu modelo de atendimento ao cliente eu te ajudo a entender a importância da "atenção aos detalhes" como um diferencial competitivos duríssimo de ser replicado pelos seus concorrentes. Boa leitura

Em minhas andanças pelo Brasil inteiro liderando palestras, cursos e consultorias em algumas das maiores e melhores empresas do mundo, tenho tido a incrível oportunidade de compartilhar e agregar inúmeros novos conhecimentos, muitos dos quais faço sempre questão de dividir aqui com vocês para criarmos juntos um “círculo virtuoso” de aprendizagem colaborativa. Neste processo de aprendizagem contínua que é a nossa vida, algo que sempre me chamou muito a atenção é a falta de atenção aos detalhes que todos nós de uma forma ou de outra damos aos nossos clientes e aos nossos processos.

Dizer que 2015 será um ano desafiador já não é novidade para ninguém. O que é realmente difícil é acertar todos os elementos que serão essenciais a todos nós que vendemos nossos produtos, ideias, serviços e nós mesmos. No entanto, posso lhe afirmar com muita certeza que um dos mais importantes “ingredientes” de sucesso das organizações e profissionais que vão continuar a brilhar a despeito dos já conhecidos desafios de 2015, se chama “atenção aos detalhes”.

E daí você para e me pergunta: Tudo bem Zé, e o que vem a ser exatamente esta “atenção aos detalhes?”. Para te ajudar nesta tarefa de prestar maior atenção a todos os detalhes que cercam o seu negócio como um todo, compartilho abaixo 3 dicas espetaculares para você implementar a partir de hoje uma “política de atenção extrema” a todos os detalhes que direta e indiretamente impactam o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio:

Cuide de todos os detalhes que cercam seu produto ou serviço. Faça com que desde a concepção de novos produtos e serviços (e também dos já existentes), todos os esforços estejam altamente orientados ao cliente, o que na prática envolve uma reflexão bastante profunda sobre o quão verdadeiramente sua empresa e seus profissionais estão focados nas necessidades, expectativas, desejos e sonhos do cliente (em inglês chamamos isso de “customer centric“, que se traduz em empresas voltadas ao cliente) ou focadas na sua empresa (“company centric“, que se traduz em empresas mais preocupadas em satisfazer suas necessidades e gerar o maior lucro possível). Tudo o que você e sua empresa fizerem precisa estar 100% conectado com os desejos, necessidades, expectativas e sonhos dos seus clientes. Embora isso pareça um tanto quanto lógico, são poucas as empresas que pensam e agem desta forma.

Obsessão pelos detalhes. Estabeleça como padrões mínimos de produção, atendimento e encantamento de clientes os melhores e mais reconhecidos padrões de qualidade do mercado. Se uma empresa que você já conhece lhe fornece experiências inesquecíveis e memoráveis, tome-a como base para criar um modelo de encantamento ainda mais incrível. Para que isso aconteça, preste atenção a todos (repito: todos!) os detalhes que envolvem seu negócio: pesquisa & desenvolvimento, produção, marketing, vendas, pós vendas, financeiro, logística etc. Todos os detalhes em toda a sua cadeia de negócio são fundamentais para criar experiências sensacionais aos seus clientes.

Pesquise e entenda melhor os seus clientes o tempo todo. Faça de cada contato com seus clientes e futuros clientes uma nova oportunidade de absorver dele novas expectativas, desejos, sonhos e necessidades e para melhor entender também as grandes experiências que eles tenham vivido com outras empresas, produtos e serviços que sejam marcadas exatamente pelo alto nível de encantamento, algo umbilicalmente ligado à atenção máxima a todos os detalhes, que é tão característica das empresas com maior e mais elevado nível de satisfação e lealdade. Quanto maior for este entendimento, maiores serão as chances de você customizar e personalizar seus produtos e serviços às necessidades e sonhos dos clientes.

Não posso e nunca lhe serei infame ao dizer que a implementação das ações acima se dá da noite para o dia. Trata-se de um processo árduo e gradativo que inclui aspectos ainda maiores como a existência de um grande propósito da empresa que seja vivido e percebido na prática por clientes, colaboradores, fornecedores e toda a cadeia de negócios que sua empresa estiver inserida, incluindo aí a própria sociedade. No entanto, já posso lhe dizer desde já: se você focar seus melhores esforços na construção deste modelo de excelência fortemente baseado na atenção aos detalhes em sua empresa, os resultados no médio e longo prazo serão incríveis assim como a criação de um negócio muito mais saudável, sustentável e o que é mais importante querido e desejado pelo mercado.

Que sua jornada de encantamento de clientes seja sempre maravilhosa e 100% orientada a fazer a diferença positiva na vida e nos negócios dos seus clientes! 

Um grande abraço e boas vendas! 

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