Como criar valor para o cliente?

Como criar valor para os clientes? É possível criar valor em todas as relações entre empresa/colaborador/cliente?

Em tudo podemos criar VALOR. Claro que em algumas situações, esse valor será criado muito superficialmente, pois o cliente não está disposto a ouvir atentamente o discurso ou apresentação do vendedor quando está com pressa.

Mas, ainda assim, criar VALOR é uma necessidade para as empresas se manterem no mercado e para propiciarem crescimento e desenvolvimento.

Veja algumas dicas para criar VALOR:


VISÃO: Seja um vendedor, gerente, dono de uma empresa, sem VISÃO de longo prazo, não haverá empresa sólida, sustentável. Quando as pessoas que laboram na empresa não veem perspectiva de crescerem profissionalmente, passarão esse comportamento à empresa, que terá dificuldades em mostrar a importância do crescimento e do desenvolvimento profissional. Isso levará a uma empresa inerte, estagnada. Se a visão da empresa é a de crescer, melhorar seus lucros e resultados, deve repassar essa visão aos colaboradores, desde o momento da seleção de pessoal ao dia-a-dia destes na empresa. Começa-se a criar VALOR numa empresa muito antes de os clientes adentrarem ela.


AMOR: As pessoas que trabalham numa empresa têm de ter amor pelo que fazem. É importante contratar pessoas que se alinhem aos valores e à missão da empresa. É claro que isso é praticamente impossível acertar em 100% das vezes, mas, para criar valor, é preciso ter GENTE BOA, competente, capaz, e, sobretudo, que ame o que faz para que possa fazer tão bem feito a ponto de os clientes desejarem estar ali, adquirindo seus produtos/serviços.


LEALDADE: As pessoas dentro de uma organização têm de ser leais umas com as outras, senão, não conseguirão repassar isso aos clientes. Líderes têm de ser leais com seus liderados, para conseguir o melhor deles, formando assim uma EQUIPE formidável, que gerará resultados acima da média. Se as pessoas notarem lealdade por parte da empresa e de seus líderes, certamente compreenderão a importância de fazerem o mesmo para com os clientes. Entenderão que ser leal aos clientes é atendê-los bem, sorrir por sua presença, apresentar entusiasticamente produtos e serviços.


ORIGINALIDADE: Os clientes não são bobos. Eles percebem quando os vendedores de uma empresa estão tecnicamente treinados para lhes vender alguma coisa, ou melhor, qualquer coisa. Temos de ser originais, nós mesmos quando estamos atendendo. Técnicas são importantíssimas, mas elas não superam uma cara feia, um ar de má vontade ao atender. Por isso da importância de contratar pessoas que gostem do que faz e dar a elas oportunidades de progresso, para que, ao atender, mostrem entusiasmo verdadeiro aos clientes.


RECIPROCIDADE: Não há como criar VALOR verdadeiro, se as pessoas que laboram numa organização não são bem remuneradas e reconhecidas. Muitas vezes, dinheiro não eleva o moral das pessoas. Recentemente fora realizada uma pesquisa que mostrou que as pessoas querem receber ELOGIOS públicos, antes de qualquer outra coisa. É claro que dinheiro é muito importante e ninguém trabalha apenas por AMOR, a não ser em situações voluntárias e filantrópicas, mas, o respeito pelas pessoas é um fator fundamental para criar valor nas organizações.

Em síntese, não é complicado criar valor para os clientes, quando ele é criado, primeiramente, internamente na empresa, pelo respeito desta para com as pessoas que nela laboram e pelo alinhamento das pessoas que dela fazem parte com os objetivos empresariais. Crie valor dentro da sua empresa e, certamente, terá a contrapartida das pessoas da organização para gerar valor aos clientes.


Um abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!


At



Professor Paulo Sérgio Buhrer
www.professorpaulosergio.com.br

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