Mais comentada

Elaboração e análise de projeto - introdução

Fernando Henrique,
Me siga no twitter: http://twitter.com/FHP16

ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS
Antes de elaborar um projeto é necessário saber a sua definição. O Projeto é um processo formado por um grupo de atividades que são coordenadas e controladas com datas de inicio e fim, visando atingir um objetivo tendo como aspecto relevante as limitações de tempo, custo e recursos.

Todo e qualquer projeto possui as seguintes características:
Temporalidade, singularidade (unicidade): Todo projeto difere de algum modo de um outro, Incerteza, Complexidade (Depende do nº de tarefas envolvidas), Grau de precisão do objetivo (depende do grau de incerteza e do grau de complexidade, sendo essas grandezas inversamente proporcionais ou seja quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do objetivo e vice versa, essa relação é conhecida como “Cubo da Incerteza”).

O Grau de complexidade, Singularidade e Precisão do Objetivo determina O Grau de Incerteza do Projeto.

Atenção muitos projetos fracassam devido a falta de atenção aos seguintes fatores:


Cenário Macro-ambiente desfavorável, Objetivos mal definidos, Tentativa de “vender” o projeto a qualquer custo, Pouca compreensão da incerteza e complexidade do projeto devido a insuficiência ou inadequação de dados, Controle e treinamento inadequado, Falta de liderança do gerente de projeto e de integração entre as áreas-chave do projeto.

Por qual motivo um projeto deve ser gerenciado?

Para evitar surpresas durante a execução dos trabalhos, desenvolver diferenciais competitivos e com isso agilizar o retorno sobre o investimento e a tomada de decisões sobre o planejamento e controle do projeto, otimizar a utilização dos recursos envolvidos e gerar conhecimento para projetos futuros.

Requisitos para um projeto bem sucedido
* Obedecer os prazos e o orçamento previsto com o mínimo de alterações em seu escopo, utilizar eficientemente os recursos, atingi a qualidade e o desempenho desejados; ter aceitação sem restrições pelo cliente do projeto; ser executado sem interrupção ou prejuízo nas atividades normais da organização e ter foco no tipo de estrutura organizacional.

• Ao estipular os prazos e orçamento de um projeto, devem ter em mente que o mesmo passará por um ciclo e que este será dividido em 5 etapas, são elas:
Iniciação: identificação da necessidade e do escopo do projeto
Planejamento: detalhamento do projeto
Execução: executar as atividades do projeto
Monitoramento e controle: controle do que está sendo executado e ações corretivas
Encerramento: avaliação de tudo o que foi feito no projeto

Estrutura Organizacional

Os tipos de estruturas mais comuns são: estrutura por projeto e estrutura matricial.

Estrutura por projeto: É criada temporariamente a fim de coordenar um determinado projeto , sendo composta por especialistas e um gerente de projetos que possui total autonomia , sendo a única unidade de comando.

Estrutura matricial: É permanente e composta por funcionários das diversas áreas funcionais (favorecendo a multidisciplinaridade, a rapidez, a flexibilidade e a qualidade do projeto), coordenados por um gerente de projeto. Por haver uma força tarefa envolvendo diversos setores existe o conflito de interesses, a duplicidade de comando.

Alguns fatores que são críticos para o sucesso de um projeto

Pessoas capacitadas e comprometidas na equipe
Autoridade do gerente para conduzir o projeto
Relações de cordialidade com o cliente e fornecedores do projeto
Desenvolver estimativas de prazos, custos e qualidade realistas
Desenvolver ações de prevenção e correção de problemas
Manter sob controle as modificações efetuadas no projeto
Desenvolver e manter linhas adequadas de comunicação interpessoal
Evitar uma quantidade excessiva de relatórios
Evitar excessiva pressão sobre a equipe de projeto
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.