Mais comentada

Etapas estratégicas nos processos de negociação

Muitos profissionais, com excelente conhecimento e ótima performance no dia-a-dia de seus negócios, se saem muito mal quando precisam participar de processos de negociação. Este artigo apresenta um método simples e pratico para obter sucesso nas negociações

Ariovaldo Lopes,
Muitos profissionais, com excelente conhecimento e ótima performance no dia-a-dia de seus negócios, se saem muito mal quando precisam participar de processos de negociação.  Na realidade, a participação em uma negociação requer habilidades bem diferentes daquelas que utilizamos no nosso trabalho rotineiro, mas requer sobretudo muita preparação, estudo e estratégia.
Infelizmente nem universidades, nem a maioria das empresas preparam seus executivos para participarem com sucesso nos processos de negociação.
A seguir detalho um método que, embora simples, pode ser bastante útil em processos de negociação.
Etapas estratégicas nos processos de negociação:
- Primeira etapa. Saiba o que perguntar e o que responder.
Esteja preparado para as perguntas que surgirão. Saiba antecipadamente as respostas que dará para as mais diferentes questões colocadas. Sua resposta deverá destruir o pessimismo e as dificuldades que a outra parte queira passar. Então é necessário como num jogo de xadrez procurar prever todas as possíveis questões que poderão surgir por parte daquele com quem você irá negociar. Prepare-se também para fazer as perguntas certas.
Ao iniciar um processo de negociação suas propostas deverão incluir uma margem para negociação. Tome cuidado em não declarar suas expectativas finais no início da negociação. Isso poderá não te deixar margem para negociar.
- Segunda etapa. Estressando o positivo
Você deverá conhecer a fundo os pontos positivos que deverá destacar. Eles poderão assegurar o sucesso da sua negociação.  Estude profundamente o assunto, esteja preparado. Tenha em mãos estatísticas, dados históricos e tudo que possa auxiliar na ilustração dos pontos positivos. Se você for negociar com o representante de uma empresa, visite o site da empresa, conheça a linha de produtos, pesquise sobre a missão, cultura e valores da empresa. Durante a reunião se você se mostrar um bom conhecedor da empresa cujo representante participa de uma negociação, isso pode contar muitos pontos a seu favor.
- Terceira etapa.  Relacionando vantagens que você propõe com as necessidades do negociador
Relacione as vantagens do que você defende com as necessidades daquele com quem você negocia. Mostre que o seu ponto de vista traz a solução. Para isso é essencial que você estude as necessidades daquele com quem você negocia.  De nada adianta você elencar uma serie de maravilhas do seu produto ou serviço, se elas não forem importantes e decisivas para aquele com quem você negocia.
- Quarta etapa. Prepare-se para as objeções.
Se prepare para objeções. Elas surgirão com certeza. Quando as receber, agradeça pela colaboração e devolva perguntas inteligentes que poderão minimizar as objeções e desviar a atenção do negociador. Da mesma forma, procure antecipar as objeções que poderão surgir. Desta forma você poderá construir uma estratégia para negociar com sucesso derrubando ou enfraquecendo as objeções.
- Quinta etapa.  Fortalecendo o relacionamento 
Dedique muita atenção para fortalecer o relacionamento durante o processo de negociação. Grandes negociadores conquistam a confiaça daqueles com quem negociam. Para isso é importante demonstrar segurança e isso só é obtido com estudo profundo do objeto da negociação, com muita segurança e postura adequada durante a negociação. Muitos negociadores durante as negociações se irritam, o que pode ser decorrente da falta de argumentos e de preparação. Por isso, antes de entrar nos processos de negociação é necessário muita preparação, mesmo que estejam negociando coisas que lhe pareçam simples e fáceis de se serem obtidas. Elaborar uma análise SWOT antecipadamente poderá ajudar.
- Sexta etapa. Fechando a negociação 
No fechamento da negociação coloque suas questões finaisPromova o encerramento da negociação, destaque e registre os principais resultados. Prepare um resumo e enfatize sempre que a negociação foi um resultado de consenso de ambas as partes. Faça com que o negociador passe a ser um parceiro do resultado da negociaçãoBoas negociações tranformam oponentes em parceiros, transformam divergências em  convergência e conflitos em oportunidades.

Se a negociação caminhar para um conflito, será necessário acessar e conhecer técnicas para resolução de conflitos. Abordarei esse tema oportunamente. Técnicas de resolução de conflitos poderão requerer em último caso uma terceira parte ou uma arbitragem. Em casos específicos, arbitragens podem ser boas alternativas.
http://blogdoprofessorari.blogspot.com
http://apremiumconsultoria.com.br
arilopes@folha.com.br
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Etapas estratégicas nos processos de negociação Gestão negociação

Vagas de trabalho