Lei de Pareto

LEI DE PARETO Essa famosa Regra do 80/20%, surgiu em 1906 após estudo feito pelo o filósofo, cientista político, Economista italiano, Vilfredo Federico Damaso Pareto que viveu de 1848 a 1923. Vilfredo Pareto nasceu em Paris em 15 de julho de 1848. Filho de Raffaele Pareto. Ele descendia de uma nobre família italiana que governou a República de Gênova até as conquistas napoleônicas. Entre outros títulos, era Engenheiro civil, especializado em hidráulica.

LEI DE PARETO

 Essa famosa Regra do 80/20%, surgiu em 1906 após estudo feito pelo o filósofo, cientista político, Economista italiano, Vilfredo Federico Damaso Pareto que viveu de 1848 a 1923.

 Vilfredo Pareto nasceu em Paris em 15 de julho de 1848. Filho de Raffaele Pareto. Ele descendia de uma nobre família italiana que governou a República de Gênova até as conquistas napoleônicas.

 Entre outros títulos, era Engenheiro civil, especializado em hidráulica.

 Ficou famoso por ter formulado a lei que hoje leva seu nome. Ela Também chamada como:

         Curva 80-20%

         Curva ABC

         Princípio de Pareto

         Regra dos poucos vitais

 A compreensão prática dessa lei se deve em grande parte devido a um importante artigo escrito por Joseph Juran sobre a aplicabilidade da regra para controle de qualidade industrial.

Esse artigo foi escrito nos anos 40. Assim pode-se dizer que Joseph Moses Juran, deu o nome em honra a Pareto.

 Pareto num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma parcela de 20% da população de uma região da Itália detinha 80% das terras.

 IMPORTÂNCIA DA LEI DE PARETO

 Aplicando a Lei de Pareto, pode-se separar os itens de maior importância ou impacto num determinado problema, os quais são normalmente em menor quantidade e economizar tempo e ter resultados mais representativos

 Ela tem aplicações em diversas áreas do conhecimento humano. Vamos listar alguns:

Os clientes dos bancos com maior disponibilidade financeira têm atenções personalizadas e representam 20% deles.

 Que 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas.

 Numa concessionária 20% dos vendedores conseguem 80% do faturamento da empresa.

 Situações na área da sociológica como por exemplo, 20% dos funcionários são responsáveis por 80% das confusões, das reclamações e dos mal-entendidos.

 Essa lei mostra que 20% dos itens de um almoxarifado representam 80% do valor total.

 Para um investidor que tenha 100 diferentes tipos de ações deve acompanhar bem de perto os 20% delas que são que realmente irão se proporcionar 80% da sua lucratividade.

 Estudos mostram que 20% dos produtos vendidos representam 80% de todas as vendas. Assim pequenos esforços de Marketing em cima desses produtos dão grandes retornos

 Em qualquer fábrica, seja nacional ou estrangeira, 20% dos componentes de um produto, ou de um equipamento, representam 80% do custo.

 No controle de qualidade 20% dos defeitos afetam 80% dos processos.

 Uma livraria não pode ter os todos os títulos do mercado livreiro, deve trabalhar com os 20% que geram 80% da receita.

 Usando esse conhecimento na movimentação de produtos, e achando quais são os 20% deles que geram 80% das vendas (em quantidade) pode-se coloca-los perto dos lugares onde os pedidos são preparados para serem embarcados para entrega.

 Os principais poluidores continuam sendo os países mais ricos, somente os Estados Unidos é responsável por 24% do total.

 O CASO DESASTROSO DO CONFISCO DA POUPANÇA

 Quando a desastrada Ministra da Economia, Zélia Cardoso, confiscou 100% dos depósitos em Caderneta de Poupança criou um verdadeiro caos não só para os pequenos poupadores como a administração dos bancos.

 Se ela tivesse confiscado a poupança dos mais ricos (20% das contas) confiscaria 80% do valor.

 Isso evitaria pânicos da maioria dos poupadores e reduziria tremendamente os trabalhos para os bancos administram as contas confiscadas. Ouvi, na fila de banco (na época), histórias sobre pessoas que suicidaram

 ARMADILHA APLICAÇÃO DA LEI DE PARETO

Poderíamos cair nela, eliminando os 20% dos problemas mais comuns numa empresa e achar que resolvemos todos os problemas.

 Segundo Pareto, isso não acontece. Porque, imediatamente, outros 20% passariam a se comportar exatamente como os eliminados se comportavam.

Ou seja, aplica-se a lei e precisa sempre ficar atento no ressurgimento do problema numa forma de existir sempre os 20% como uma influência maléfica, mas cada vez menor.

  ESSA LEI FUNCIONA TAMBÉM PARA COISAS QUE FAZEMOS NO NOSSO DIA A DIA

 Caso você queira confirmar essa lei, basta anotar numa agenda como você aplica o seu tempo. Depois de uma semana já se pode ver que você aplicou boa parte do seu tempo em coisas que não deram resultados que eram realmente úteis para você.

 Quer um simples exemplo? Você vai constatar que usou muito tempo nas redes sociais lendo bobagens e postando outras e retornado a toda hora para saber o Ibope das suas postagens e, o curso de inglês, coitado ficou de lado!

 Vou dar um exemplo que eu mesmo gostaria de ter conhecimento há mais tempo. Trata-se de uma frase de Jim Rhon:

 “You are the average of the 5 people you spend the most time with”

“Você é média das pessoas com as quais gasta a maior parte do seu tempo”.

 Portanto escolha bem essas pessoas, esses amigos para não abaixar a sua média. E com certeza você pode estar perdendo tempo com gente que não lhe adiciona coisa alguma.

 A leitura de um livro, participar de uma palestra, poderia ser mais útil do que gastar seu tempo (de forma demasiada) em happy hours ou enchendo a barriga de cerveja todo fim de semana com seus “amigos”.

Obviamente não se deve viver para trabalhar, mais sim trabalhar viver. Seja comedido e fique de olho na Lei de Pareto.- Palestrante

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administracao consultoria estrategia produtividade

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração