Mais comentada

Liderança Carismática

Sérgio Simões,
Liderança Carismática

Carisma em grego significa dom de inspiração divina, Quando um líder tem a carisma como uma de suas virtudes, ele inspira os colaboradores a realizar suas metas e facilita as transformações que precisam passar. Porem deve se ter cuidado com excessos, pois pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.

O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando uma ambiente de trabalho prazeroso. O carisma é uma das condições mais importantes para se buscar em um líder, porem lembre-se, não é a única.

Segundo House (1977) o termo Liderança Carismática é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto.

House afirma que a liderança carismática esta muito mais ligada com o emocional do que com o racional. Pensando por essa maneira, cabe o alerta, tudo em exagero pode se tornar prejudicial. Se bem aplicada, esse estilo de liderança garante um colaborador alegre, motivado, devoto ao seu líder.

Segundo o autor, existem três características básicas para o líder carismático:

 elevada auto-confiança;
 domínio e
 convicção na integridade moral de suas crenças.


Sabendo disso, aplique com coerência esse estilo de liderança em sua empresa e desfrute de um ambiente de trabalho agradável.

Sérgio Arthur Rodrigues Simões
Sergio-rodrigues@folha.com.br
 

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carismatica lider lideranca motivacao

Shopping