O que é o Core Business de uma empresa?

Definição,significado, uso e exemplo de "core business". Por Ricardo Teixeira (Consultor e Coach em Gestão Estratégica da MITH Educação Corporativa e Consultoria) e Equipe MITH de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

• Definição de "Core business"

se preferir, veja nossos artigos e vídeos gratuitos sobre este tema: http://migre.me/fa8CZ

Core business é uma expressão em inglês que significa "a parte central ou nuclear de um negócio ou de uma unidade de negócios". Esse conceito muitas vezes é confundido com "modelo de negócios". Como essa noção de "modelo de negócios" é muito ampla, com definições divergentes, seria melhor definir 'core business' como sendo a "sacada" ou "ideia básica" do negócio.

Esse conceito nem sempre é sinônimo de "ramo de atividade", pois dois concorrentes diretos podem ter 'core business' diferentes. Por exemplo, peguemos duas empresas que produzem revistas. Apesar de atuarem no mesmo ramo de atividade, a Revista A poder ter o 'core business' como sendo "conhecimento" e, a Revista B, "notícia".

Veja que essa abordagem é muito mais proveitosa que somente definir o ramo de atividade. Para ambas as revistas, o ramo de atividade seria "editora de revistas"; mas, por trás dessa aparente coincidência, estão 'core business' bem distintos, que podem modificar o jeito de a Organização se ver.

Como treinamento em vendas, indicamos a Merkato, uma Formação completa e para quem procura resultados comerciais matadores e sustentáveis: www.formacaocompletaemvendas.com.br

(c) Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou integral, sem autorização do autor. Para divulgação, favor mencionar as seguintes fontes originais de publicação deste artigo: www.mith.com.br e www.negociosecarreiras.com.br.

MITH: Aliando experiência e inovação. Eleita Top 3 Start Up na eShow Brasil 2013 (competindo com empresas de todos os ramos), o mais importante evento mundial do segmento.

  • Consultoria, treinamentos e Terceirização de Serviços em: Estratégia, Vendas, RH, Processos, Projetos e Liderança.
  • Implemente o planejamento estratégico completo em sua empresa: www.mith.com.br/landing-gestao-estrategica
  • Diagnosys 3.01. Diagnóstico 100% grátis, com sessão de coaching e feedback individual para empresários: http://migre.me/gMbQy

corebusinesswww.mith.com.br

• Outro Exemplo de "Core business"

Core business da MITH: "Capital Intelectual".

 

• Diferença entre "Core business" e Estratégia

No exemplo anterior, percebemos que a Revista A tem uma visão mais ampla e mais profunda de seu negócio, que pode se refletir na sua estratégia, na qualidade de seus materiais e até abrir horizontes para outros negócios que também usem "conhecimento".

Apesar de permitir reflexões sobre estratégia, o 'core business' é anterior à "estratégia", não se confundindo com ela. No exemplo, a Revista A primeiro decidiu qual é o seu 'core business', e isso pode até ajudá-la a, depois, ampliar sua estratégia de atuação para outros negócios.

Um mesmo "core business" pode ser usado para várias estratégias, e até por empresas de ramos diferentes. Tanto a Revista A (no exemplo acima) quanto uma Escola podem ter como 'core business' o "conhecimento".

Se o 'core business' representa um negócio inovador, ou um jeito novo de tratar um negócio tradicional, é importante que, de alguma forma, não só o 'core business', como os outros elementos da Identidade Organizacional possam ser comunicados aos stakeholders, especialmente aos colaboradores internos e aos clientes. Isso dará base para os colaboradores compreenderem melhor o negócio que estão construindo (fator interno) e ajudará a Organização em seu processo de posicionamento de mercado junto a seus clientes e concorrentes (fator externo).

A Organização pode investir na comunicação expressa de sua Identidade Organizacional, especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa "comunicação" é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade.

 

• Como fazer para definir o 'Core Business' de uma Organização?

Para definir seu 'core business', a Organização deve se questionar sobre alguns pontos do tipo:

• Qual é o centro de seu negócio?

• Com o que trabalha a Organização?

• O centro de negócios da Organização a diferencia dos concorrentes?

• Podemos escolher um 'core business' para a Organização que seja bem distinto dos nossos concorrentes?

• Para os clientes e para uma diferenciação de mercado, esse 'core business' eleito pela Organização é relevante?

• O 'core business' eleito abre outras possibilidades de produtos ou negócios, por afinidade?

Na definição do "core business", deve-se evitar o uso de advérbios e de verbos de ação. Deve-se evitar, também, responder a questões do tipo: "como fazemos?", "para quem fazemos?", "por que fazemos?", "onde fazemos?", "como seremos?", "quais nossos princípios". Essas perguntas serão respondidas na definição de "missão", "visão" e "valores".

Para dar um outro exemplo, o "core business" da Mercedes Benz poderia ser "transporte de pessoas e coisas", e não "transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável" (esta última declaração estaria mais próxima da definição de "missão").

Além do "core business", há outros três elementos que integram a Identidade Organizacional: missão, visão e valores.

Saiba mais sobre a Metodologia Completa da MITH em Gestão Estratégica: http://www.mith.com.br/landing-gestao-estrategica

Assista a uma palestra gratuita, ao vivo: http://www.mith.com.br/palestra-online-gratuita


Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração de empresas assessment assessoria Campinas clientes coach coaching comercial comunicação consultoria crescimento cursos desenvolvimento diagnóstico economia editora empreendedorismo empreendimentos empresarial ensino a distância especialização estratégia ferramentas finanças formação gestão graduação investimento liderança livros marketing método metodologia mit mite mith miti multinacionais myt myte myth myti negócios organização palestra pesquisas pessoas planejamento plano pós-graduação processos projetos recursos humanos relacionamento resultados São Paulo sustentabilidade sustentável técnicas treinamentos vendas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração