O que é ser Resiliente?

Rafael de Carvalho,
Já se ouve muito este termo, porem muitos poucos sabem o significado, sua origem e como é aplicado, então para ajudar estas pessoas e até mesmo as organizações vamos dar uma volta no passado. O termo tem sua origem no latim no verbo Relisire, ou seja, “saltar para trás”, “voltar ao estado natural”.

Os primeiros relatos da utilização da palavra foi pelo cientista Thomas Young em 1807 que a utilizou para descrever a capacidade de um corpo deformado por uma força externa voltar ao estado natural quando esta mesma força é cessada, para exemplificar melhor o significado da palavra podemos usar um elástico como exemplo. Através da aplicação de uma força você pode esticar um elástico, e assim que você o solta, ou seja, cessa a força aplicada ele volta ao seu estado natural, então podemos dizer que o elástico para a física é um material resiliente. Mas como o termo se encaixa nos dias de hoje nas diversas áreas de conhecimento? bom, vamos lá.

A palavra resiliência também é utilizado na medicina quando o indivíduo consegue encontrar um motivo para o que acontece com sua saúde, porem antes de chegar a este conceito o termo foi utilizado para descrever pessoas que conseguem se recuperar de algum evento traumático. Já na psicologia, o indivíduo resiliente é aquele que se sobressai em momentos de pressão conseguindo assim tirar um melhor proveito de sua competência, inteligência e saúde. Podemos observar que tanto na medicina quanto na psicologia o termo resiliente é utilizado para tratar de assuntos referente a saúde dos indivíduos e suas capacidades de enfrentar situações desfavoráveis. Com o passar do tempo, e termo passou a ser empregado em outras áreas de estudo até chegar na administração em 1974.

O termo na administração mantem praticamente o mesmo significado, ou seja, uma empresa é resiliente quando passa por um momento de dificuldade e mesmo assim consegue se reerguer e sair vencedora, hoje estamos vendo isso acontecer com a crise financeira, muitas empresas passaram por ela, enfrentaram dificuldades e agora estão se reestruturando e voltando a obter lucros, podemos então dizer que estas são empresas resilientes.

Podemos observar que mesmo com o passar do tempo e nas diversas áreas do conhecimento, o termo resiliente manteve o seu significado original, quer dizer que mesmo após experiências inesperadas é possível “voltar ao estado natural”, superando as dificuldades e vencendo obstáculos, conseguindo assim superar momentos difíceis para alcançar os objetivos.

E vocês? são pessoas resilientes? Suas empresas são resilientes? alguns estudos dizem que as empresas resilientes são as que se destacam melhor em seus segmentos e que sobrevivem com mais facilidade em momentos difíceis, então é hora de parar e pensar qual a atual situação da empresas em que trabalham e começarem a se adaptar as novas realidades de mercado. Não se esquecendo que isso vale para todos vocês também, sejam resilientes.

Referências:

CARMELLO, Eduardo. Resiliência: A transformação como ferramenta para construirempresas de valor. São Paulo: Gente, 2008.

FERREIRA, Antônio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: O dicionário do século XXI. São Paulo: Nova Fronteira, 1999.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: resiliencia