Passo a passo: crie a identidade visual da sua loja virtual

Confira um passo a passo para você agradar a seus clientes desde o primeiro segundo e garantir um lugar de destaque na sua memória visual

iStock

Não há como negar que a frase “a primeira impressão é a que fica” é muito verdadeira. Afinal, escolhemos restaurantes em lugares desconhecidos, nos aproximamos de pessoas em um evento ou entramos em um estabelecimento na rua pelo apelo visual que eles oferecem.

E, se é assim em nosso cotidiano, não seria diferente na hora de escolher um site para comprar algum produto.

Por isso, criei este passo a passo para você agradar a seus clientes desde o primeiro segundo e garantir um lugar de destaque na sua memória visual:

1) Pesquise a concorrência

Comece selecionando os melhores concorrentes de sua área nacional e as empresas de fora que você admira nesse ramo e analisando a aparência de seus sites.

Faça um print das telas, pendure-as todas numa parede, lado a lado, e anote tudo o que lhe agrada e o que não gosta de cada um. 

Talvez você encontre modelos bem diferentes de organização de determinados objetos no layout. Se ficar em dúvida, peça opinião a outras pessoas.

Repare nas cores, na aparência geral, nos menus e nos botões – como são e onde estão. Esse é o primeiro passo para você formar um esboço sobre o que deseja e o que não quer ver no seu site.

Por fim, anote uma descrição sentimental embaixo de cada um dos sites. Ex.: “Este site é alegre e criativo” ou “Este site assemelha-se ao de um banco”.

2) Conheça-te a ti mesmo

Agora, com descrições e análises em mãos, é hora de olhar para si mesmo: o que você gostaria de transmitir para seus clientes? Um site alegre? Dinâmico? Descolado? Com cara de vendas de varejo? Cores quentes, como vermelho e tons de laranja, chamam mais a atenção e geralmente são usadas para lojas com muitas promoções e liquidações, por representarem ação e atitude.

Tons azuis dão a sensação de exatidão e seriedade; tons violeta indicam nobreza; e os verdes, calma e frescor.

3) Delineie sua personalidade

Especialistas acreditam que muito pode ser dito pela caligrafia de uma pessoa. O mesmo vale para as fontes que você escolhe para o seu site.

Sites com fontes para uso livre, como o www.fontsquirrel.com, fazem uma seleção por sensações ou tipo de uso. Isso deve facilitar. Lá, você encontrará seções como “infantis”, “cursivas”, “empresariais” etc.

Importante: verifique sempre a licença de uso da tipografia descrita no site, porque alguns endereços (inclusive este citado) possuem muitas fontes para uso comercial, mas outros mostram tipografia de uso permitido apenas para estudo ou fins não comerciais (ou seja, você não poderia usar no logo da sua loja).

Para instalar uma fonte nova no seu computador, basta baixar o arquivo e clicar duas vezes na extensão (.otf ou .ttf)

4) Experimente possibilidades

Escolhida sua fonte tipográfica, escreva o nome da sua loja e, se for o caso, a frase de assinatura, e teste-os sobre fundo branco e colorido, incluindo branco em preto e preto em branco.

Às vezes, um visual colorido (seja porque o fundo do seu site é colorido ou porque suas caixas de entrega o são) acaba ficando confuso. O melhor caminho é criar o logo em P&B para ver se funciona e testá-lo em versões coloridas.

5) Defina uma imagem, se julgar necessário

Se você quiser incrementar o visual da loja com mascotes ou símbolos, nem pense em baixar uma imagem bacana da internet sem as devidas checagens, ou isso pode lhe render um grande problema no futuro.

Símbolos ou ilustrações possuem direitos de uso e como um site pode ser acessado de qualquer lugar, é melhor estar seguro de que a que você escolheu pode ser usada por você para fins comerciais (com ou sem custo).

No modelo ideal, você compraria uma imagem para uso comercial e garantiria uso exclusivo dela (o que custará para você).

6) Use ferramentas online

Se ficar muito complicado, há sites em que você pode contratar designers freelancers para criar sua identidade a preços acessíveis, como 99Designs, Logovia, WeDoLogos e Fiverr.

Preste atenção nas condições do serviço escolhido, porque você precisará do seu logo em alta resolução para imprimir cartões de visita, envelopes e sua identidade visual em caixas de papelão.

Seja qual for o caminho escolhido, é importante dedicar um tempo a essa tarefa para que sua loja cause um efeito “uau” no visitante. Divirta-se!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(2)