Para um bom planejamento estratégico, é preciso estabelecer, primeiramente, metas tangíveis. Elas devem estar relacionadas ao mercado atual, às suas variáveis e já devem estabelecer o crescimento a ser atingindo e sustentado, em relação ao ano anterior. Deve-se respeitar seus setores, sua demanda e oferta, números que refletem o que fazer, e quando fazer. Estabelecer metas de longo e curto prazo é necessário para realizar qualquer objetivo. Essa meta pode ser anual, mensal ou diária, seguindo parâmetros de sazonalidade em comparativos com o ano anterior. A meta é um farol importante a ser seguido durante todo o caminho para chegar ao objetivo final. O olhar interno reflete muito em resultados, uma equipe motivada e engajada pela empresa é aquela equipe forte que busca resultados para um negócio onde todos ganham. Ganha a empresa por ter números bem estabelecidos, e por saber aonde quer chegar; ganha o colaborador, que merece o seu reconhecimento; e ganha o cliente, com satisfação do negócio. Aproveite-se dos seus pontos fortes, corrija suas fraquezas e se prepare para as ameaças, eliminando-as, e assim estabelecendo forte rigor às suas oportunidades. Com as informações obtidas, metas estabelecidas e também conhecendo o mercado, chega o momento de definir estratégias a serem percorridas ao longo de um determinado período. Defina como agir, a qual situação reagir e se será necessário refazer algo para eliminar “o gap”, se prevenir se planejar para uma futura intervenção externa ou interna. Uma boa maneira que as organizações hoje usam é a gestão a vista, a qual a gestão semafórica ajuda a identificar suas fraquezas e as fortalezas. Essa gestão deixa busca o fácil entendimento de quem a vê e possa fazer uma leitura para corrigir gaps utilizando de ferramentas de gestão e assim atribuindo ações corretivas. Importante durante esse período é acompanhar os resultados, de nada adiantaria todas as etapas anteriores se não tiver um acompanhamento periódico. Poder reagir a algo para corrigir a tempo, só é possível se existe esta preocupação com os resultados. Esse acompanhamento pode acontecer de hora em hora, ou dia a dia ou no determinado tempo estabelecido pela organização. Gerir uma empresa é uma missão possível e que passa a ser bem sucedida desde que quando sua base sua estrutura foi bem planejada, suas metas, seus objetivos, essa organização provavelmente terá sucesso. Corrigir as falhas do processo demanda de um bom acompanhamento que esse por sua vez foi elaborada uma meta tangível e alcançável, para que se possa obter a meta e estabelecer o próximo objetivo. Todo o nosso contexto acima se basea no mercado de varejo no Brasil. Esse mercado por sua vez com mais concorrentes e enfrentando o mercado online. Uma loja desse seguimento do varejo da cidade de Passos, que se enquadra entre as 3 maiores da localidade se depara com uma queda nas vendas em relação a ano anterior no setor de moveis. Onde hoje esse setor representa apenas 3% das vendas no mês e que ainda encontra se em queda. Sabe-se que a equipe é nova não tem muito conhecimento no portfólio e loja com sua gestão anterior não acreditar não possui mostruários adequados na loja. Graças a um bom planejamento estratégico esse problema pode ser resolvido. Em uma reunião com os principais líderes da loja e vendedores do setor foi pré-estabelecidos em uma seção desatando nós, pontos que possam ser relevantes para eliminar o gap atual. Neste momento usaram de: Reconhecer o real motivo do problema. Ex: mostruários feios ultrapassados. Pode se usar dos 5 porquês para se chegar a real causa. Chuva de ideias: com a colaboração de todos colocar a mesa ideias seja ela qual for naquele momento todas são validas. Priorizar essas ideias: organizá-las a sua demanda e numera-las. Identificar qual ação por meio de pontuação preestabelecida aos seus fatores como: custos, dificuldade, real impacto sobre a raiz. E por fim 5w2h: quem vai realizar, onde será feito, por quanto tempo, onde e como, esses pontos são fundamentais para um resultado favorável. Então pode se identificar a troca dos mostruários para uma boa aparência para loja atraindo clientes e podendo elevar a participação de moveis dentro da venda da loja.