Mais comentada

Qual é sua missão, visão e valores?

Entenda melhor como se organiza os pilares de uma organização

Paulo sergio,

 Missão, visão e valores. Na área empresarial é inadmissível uma empresa não conhecer essas características do seu negócio, fato este que pode levá-la à ruína. Se você ainda não tem definido que caminho deseja seguir e aonde quer chegar e, quais valores irão nortear esta sua caminhada, qualquer caminho servirá para você, pois qualquer um o levará para algum lugar.

missão, visão e valores
 
M
issão   
Você sabe qual é sua missão? Aliás, você sabe o que é missão? Seria, talvez, uma missa com duração de cinco horas? Ou quem sabe uma “Miss Universo” com uns dois metros de altura? Hum, penso que não! Recorra ao dicionário e veja qual é a explicação contida lá.
 
Você deve ter encontrado, esquecendo o lado religioso, algo como ato de mandar, incumbência, comissão diplomática, etc. Essas são as definições encontradas, que isoladas, não nos remetem ao verdadeiro sentido da palavra missão. Mas então, o que seria missão?

 
Pode-se dizer que missão é a finalidade da sua existência, o porquê você está aqui, o que pretende fazer e a quem se destina essa sua existência. No meio empresarial, o significado de missão não diverge desse conceito. Veja abaixo, um exemplo de missão de uma grande empresa distribuidora de alimentos do Paraná: “distribuir produtos alimentícios de qualidade, prezando pela excelência no atendimento, voltada para satisfação dos clientes, tendo como base a ética e o comprometimento com os colaboradores, fornecedores e acionistas”.

 
Este é um modelo interessante de missão, embora a empresa tenha misturado alguns dos seus valores à missão. Veja que a empresa demonstra, em poucas linhas, qual é a sua finalidade, porque ela está nesse segmento de mercado e a quem é voltada sua missão, no caso, para clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas.

 
Já consegue definir qual é a sua missão? Veja outro modelo de missão, para melhorar o seu conceito: “a maior missão do ser humano é ajudar o próximo. Esta é nossa missão como profissionais: colaborar para a formação do caráter pessoal e, a partir daí, treinar e desenvolver profissionais extraordinários naquilo que fazem para que, dessa forma, mantenham duradouros os negócios onde laboram como colaboradores, sócios e/ou proprietários”.

   
Tente elaborar sua missão. Não é nada tão complicado de se fazer, requer apenas algum tempo para pensar qual é a finalidade pela qual você está aqui neste mundo repleto de maravilhas, na dramática e dinâmica existência, chamada de vida.

Visão 
 
E visão, do que se trata o termo visão? É um dos sentidos? Sim, também é isso. Mas em sua vida, qual é a sua visão? Muitos de nós temos visão míope à vida. Visão, para alguns, é o sonho que se deseja realizar, como ser humano ou como empresa. É, também, aquilo que você deseja ser, num determinado tempo e espaço. Veja abaixo, exemplos de visão:  

a) Atuar no mercado visando crescimento, baseando-se na ética e qualidade, procurando fazer bem tudo aquilo que faz;
  
b) Atingir a excelência no treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional, servindo de referência em consultoria no Brasil e no exterior nas áreas nas quais atuamos.
   
Perceba que os exemplos não possuem datas específicas, porque no cerne desses exemplos de visão está a continuidade, o permanente, então, presume-se que é uma constante busca e mesmo atingindo o ponto que se deseja atingir, continuar-se-á buscando melhoria. Aonde você quer chegar daqui determinado tempo? Quer ser gerente? Quer ser o melhor colaborador? Quer ser empresário? Mas o melhor empresário ou simplesmente quer ser empresário? Quer ser rico, milionário ou quer ser feliz? Será que é possível ser ambas as coisas, rico e feliz?
 

São tantas as perguntas que até fica difícil de responder o que se quer não é? Mas não se apavore, é assim mesmo. Posso imaginar a confusão que gira em sua mente, em seus pensamentos. Sabe o que a maioria faz? Nada! E não como faz o peixe, que nada do verbo nadar.
  
As pessoas dizem que é coisa do destino e que tudo que será para elas está reservado. Não duvido disso, mas se elas não forem buscar o que está reservado para elas, será dado a outras pessoas. Não deixe sua vida nas mãos do acaso, por mais difícil que seja o estabelecimento da sua missão e visão, procure criar, claramente, em sua mente, o que você quer e siga em busca disso. Então, Professor, seu eu conseguir criar, claramente, minha missão e visão, basta seguir em busca disso? Calma! Não é tão fácil assim.
  
Após conhecer-se, e este é um tema que abordaremos em outra oportunidade, o autoconhecimento, certamente você tenderá a mover-se na direção do que quer, porém, mais certo ainda, é que você terá, muitas vezes, que realizar outros trabalhos, embora, inicialmente, pareça não estar indo ao encontro dos seus objetivos. Isto é perfeitamente normal. É mais um obstáculo que precisa ser superado para que, no momento certo, você assuma as rédeas da sua vida e faça o que lhe dará satisfação, orgulho, reconhecimento, dinheiro.

 
Valores
 
E quanto aos valores, você ainda não mencionou sobre eles Professor? É verdade, sua pergunta procede. Para você, o que são valores? É a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem? São as jóias, o ouro, os carros, os bens materiais que se possui? Bem, com profunda tristeza, quero afirmar a você que muitos pensam exatamente assim.
 
Imaginam que valores têm a ver, apenas, com dinheiro e bens materiais. Mas com alegria, posso dizer-lhe que a grande maioria dessas pessoas não são felizes e, em dado momento de suas vidas, percebem-se sós, amarguradas, depressivas, desalmadas e não-amadas, esquecidas pelo mundo, pelas fracas raízes que criaram no fértil solo do amor. Elas dariam tudo o que têm para receber um afago verdadeiro de um amigo, dos filhos, do cônjuge ou até mesmo de um animal dócil como um cachorro que, sequer chega próximo dessas “pessoas”, pois até ele, embora não pense, entende o mal que uma pessoa dessas faz à sociedade.
 
Mas então o que são valores? Gosto muito de buscar no dicionário algumas definições, faça isso novamente, por gentileza. A única definição que não nos remete ao dinheiro e que você deve ter encontrado é a palavra talento ou algum sinônimo dela. A maioria das palavras refere-se à “bufunfa”. Por certo, valores têm a ver com dinheiro, mas veja que paradoxo: “sem determinados valores, você não terá valor algum”.
 
Por valores, deve-se entender como os princípios éticos, morais, cimentados em atitudes de fazer o bem, que norteiam a conduta e as ações de uma pessoa e que, inevitavelmente, lhes renderão os melhores resultados. As empresas também têm uma declaração de valores que as regem, todavia, quero comungar com você, algo que na teoria é facílimo transcrever, entretanto, quando se fala de agir conforme os princípios escritos, a maioria, novamente, não o faz.
 
Professor, você está falando então sobre ética, moral, honestidade, integridade? São desses valores que você fala? Exatamente, é desses valores que falo.  Professor Paulo, mas o que vemos, dia-a-dia, em todos os noticiários, são notícias de corrupção, de sonegação, de ferimento aos princípios dos quais você está falando, portanto, vale a pena insistir nessa questão? Compartilho da sua posição e entendo sua indignação e, talvez, até entenda caso você desista agora de continuar lendo este artigo.
  
Deveras, esta é a parte mais difícil que encontramos em nossos cursos e eventos: a formação do caráter pessoal. Mas, garanto a você, que é essa formação que lhe assegurará um brilhante futuro, no qual você poderá, certamente, seguindo tais princípios, ser rico ou milionário e também ser feliz. A escolha novamente é sua. Não posso interferir em suas decisões. Então, siga em frente, acreditando que tratar desses valores é fundamental ou não. Quem sabe você mude de idéia, seja ela, hoje, qual for.

 
Veja abaixo, a declaração de valores de uma entidade:

  >> Comprometimento ético;
  >> Igualdade de tratamento aos jurisdicionados;
  >> Justiça e paz social;
  >> Transparências nas ações;
  >> Compromisso com o serviço público;
  >> Envolvimento com a missão da instituição;
  >> Valorização dos integrantes da instituição.
 
Como você deve ter percebido, trata-se da declaração de valores de uma entidade pública, logo, se todas as entidades seguissem essa lista de valores, seria quase certo que a situação socioeconômica do país seria diferente da que estamos acostumados a observar. Afugentando-nos do poder público, passemos a tratar dos seus valores. Você tem, arraigado em suas entranhas, os valores que norteiam suas ações na vida pessoal e profissional? Veja, da lista abaixo, quais valores fazem parte da sua vida:  
  
Fé; Lealdade
Amor; Família
Humildade; Segurança
Dinheiro; Alegria
Honestidade; Liberdade
Poder; Desprezo
Classe Social; Financeiros
Integridade; Beleza
Fraternidade; Status
Solidariedade; Solidão
Corrupção; Divertimento
Sonegação; Aprendizado
Ética; Reconhecimento
Sabedoria; Crescimento

Além desses valores, você pode completar a lista com vários outros valores e, após isso, colocá-los por ordem de classificação, ou seja, quais desses valores têm mais valor para você? Organize-os e depois reveja suas ações, se elas traduzem o que está no papel. É bastante provável que você perceba o quanto está fora da linha norteadora de sua vida. Sentirá, possivelmente, algo o remoendo por dentro, fazendo você pensar nas atitudes que vem promovendo e verá o quanto é difícil seguir, à risca, sua lista de valores. Isso não ocorreu se você selecionou apenas: dinheiro, poder, classe social, corrupção, sonegação, desprezo, financeiros, status e solidão. Esses “valores” são fáceis de ser seguidos, porém, as conseqüências são avassaladoras.
 
Mas por que é tão difícil seguir os valores certos Professor? Difícil, quem falou em difícil? Você é quem está dizendo. Professor, você falou anteriormente que é fácil transcrever uma lista de valores, mas é difícil segui-los. Desta vez você pegou-me! Falei mesmo, é verdade. Entretanto, não me recordo de ter dito que é impossível, disse? Não, eu não disse.
 
Sabe por que é difícil seguir os bons valores? Porque a maioria não os segue. “Fala uma coisa e faz outra”. Já ouviu essa frase, ou quem sabe até já falou isso para alguém? O grande problema é que a sociedade como um todo, acaba encontrando desculpas para ser desonesta, para se corromper, sonegar, ser desleal, antiética, imoral, tendo em vista que, segundo essa sociedade, essa é a única forma de ter alguma coisa de valor na vida. Voltamos à “estaca zero”. Com esse juízo, jamais deixaremos de praticar atos ilícitos, ilegais, imorais, desonestos. Nesse caso, esqueça o que os outros fazem. A única maneira de conseguir sucesso perene, duradouro, ser feliz, é conseguir, de forma honesta, honrosa, íntegra, o que você deseja conquistar. Só assim você conseguirá associar suas conquistas com a felicidade. Caso contrário, em dado momento, desejará se desfazer de todo o dinheiro, de todos os bens que “conquistou”, para ter um momento de paz, de alegria, enfim, um momento de amor.
 
Jamais posso cometer erros dessa natureza Professor? Certamente deveria, porém, eu estaria sendo utópico, pelo menos por enquanto, se fizesse esse julgamento. Aconselho a tentar seguir sempre esses valores, ao menos nas vezes em que depender apenas de uma decisão sua para praticá-los e jamais deixe que alguns deslizes tornem-se seus princípios. Creio que essa prática será um dos maiores valores que você poderá deixar àqueles que ama de verdade.

 
Um grande abraço e felicidades sempre!

 
Professor Paulo Sérgio

 
 
VEJA TAMBÉM
 

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping