Mais comentada

Quando e onde nasceu a administração?

Rubens Fava,

Após uma verdadeira pelada de tênis onde quem mais sofreu foi a bolinha e após jogar muita conversa fora um amigo médico me indagou:

 

- Quando e onde nasceu a administração?

 

Uma perguntinha intrigante e ao mesmo tempo inteligente, uma vez que há muita confusão em relação a esta questão.

 

Para respondê-la é preciso pegar emprestado a máquina do tempo do Dr Brown, personagem de Christopher Lloyd e com o consentimento de Marty FcFly o adolescente interpretado por Michael J. Fox no filme De volta para o futuro e retornar a um passado muito, muito distante.

 

Vamos retornar à pré-história.

 

Nesse período, há milhões de anos, em um ambiente sombrio, grandes animais lutavam pela sobrevivência.

 

Junto com eles, um ser estranho de longos cabelos e olhar agudo, encolhia-se no vão de uma rocha.

 

Sua pequena estatura fazia dele presa fácil, ótimo prato para aqueles animais famintos.

 

Para não morrer de frio e de fome, esse homem primitivo tentou muitas soluções, porém, caçar era a única saída para satisfazer sua necessidade primária: a fome.

 

Muito tempo passou e ele já descobrira, friccionando uma pedra contra outra, a faísca do primeiro fogo.

 

Descobriu que sozinho suas empreitadas em busca de comida eram árduas e difíceis.

 

Certo dia, quando alguns desses estranhos seres humanos se aqueciam ao redor de uma pequena fogueira, um mamute se aproximou, era a perspectiva de comida farta.

 

Mas para isso tinham que matá-lo.

 

Um deles, utilizando uma linguagem que mais parecia um grunhido, sugeriu que um grupo cercasse e espantasse o bicho, os demais deveriam se colocar em um ponto estratégico onde poderiam todos ao mesmo tempo atacá-lo.

 

Assim fizeram e puderam saborear um delicioso churrasco de carne fresquinha.

 

Você deve estar pensando; a estória é bacana, mas o que tem a ver com a origem da administração?

 

Calma!

 

Vamos analisar alguns pontos.

 

Primeiro, alguém propôs atacar o mamute, logo, podemos concluir que esse alguém despontava como líder natural dentro do grupo.

 

Depois foi proposto um plano de ação, ou seja, fizeram um planejamento.

 

O planejamento faz parte da administração, assim, podemos concluir que nesse momento nasceu a administração.

 

O conjunto de elementos, que integram a administração hoje, é o resultado de uma mecânica acumulativa, histórica e social de conhecimentos que começou lá na pré-história, passou pela Antiguidade, pela Idade Média, até chegar a nossos dias.

 

Você pode estar se perguntando, mas, a administração não é uma ciência jovem?

 

A resposta é sim.

 

Na verdade a administração passou a ser estudada como ciência a partir da Revolução Industrial, mas, não podemos cair no erro de achar que antes da Revolução Industrial não havia administração.

 

Havia sim.

 

E podemos dividir a história da administração em três etapas.

 

A primeira é a Fase Teocrática onde os administradores diziam-se profetas e administravam em nome e como mandatários de Deus.

 

A segunda é a Fase Empírico-prática na qual os administradores agiam de acordo com suas experiências. Procuravam repetir os atos e fatos que davam resultados positivos e rejeitavam os que davam resultados negativos.

 

A terceira é a Fase Científica na qual passou-se a estudar a relação de causa e efeito e conhecendo, até com antecedência, quais seriam os resultados que estavam diretamente relacionados com a aplicação dos princípios. Isso deu a eles a possibilidade de intervir no processo administrativo a fim de corrigi-lo.

 

Até o início da Revolução Industrial não havia um modelo de administração e os que existiam eram baseados nos modelos administrativos da igreja e da organização militar.

 

A Revolução Industrial cria a necessidade de um novo modelo de administração, que foi a administração industrial, esta, sem dúvida, vital para o desenvolvimento das organizações estabelecendo, definitivamente, o cenário para o desenvolvimento da ciência da administração.

 

Concluindo, podemos dizer que a administração nasceu lá na pré-história, mas passou a ser estuda como ciência a partir da Revolução Industrial.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: a acumulativ administracao conjunto de e elementos hoje integram mecanica o que resultado uma