Recrutamento e Seleção

Introdução:
Neste trabalho será feito um levantamento das necessidades fundamentais para o recrutamento de seleção de profissionais na área de vendas e mostrará no final do trabalho um exemplo de formulário de seleção onda ajuda na escolha da admissão deste profissional.
Uma equipe de vendas consiste no conjunto de vendedores de uma determinada empresa. O processo de vendas é a uma série de ações seqüenciais por parte de profissionais de vendas que levam o cliente a realizar uma ação desejada e terminam com um acompanhamento para assegurar a satisfação com a compra (Domingues, 2006). Vendedor é o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor (Wikipédia).
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O órgão de recrutamento não tem autoridade para efectuar qualquer actividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. O recrutamento de pessoal é oficializado através de uma ordem de serviço denominada como requisição de pessoal. Quando o órgão de recrutamento a recebe, verifica se existe algum candidato adequado disponível nos seus arquivos; caso contrário, deve recrutá-lo através das técnicas de recrutamento.
A seleção de pessoal consiste em técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar as pessoas apropriadas para determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo ele buscará encotrar pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo. A entrevista, o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais são as ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos.

Desenvolvimento:
O recrutamento pode ser feito de forma interna ou externa. As empresas, hoje em dia, fazem inicialmente um recrutamento e selação interno e verifica se existem colaboradores que podem ser remanejados para outras funções, sem prejudicar o andamento dos setores que serão retirados e se enquadram com as capacidades esigidas no processo de seleção para o cargo específico.
Um profissional de vendas deve ser selecionados de acordo com os seguintes critérios: atendimento ou persuação de cliente em perspectiva para a compra de uma mercadoria ou serviço ou para agir favoravelmente a alguma idéia que tenha significado comercial para o vendedor. A profissão de vendas , exige grande flexibilidade e adaptação as mais variadas situações, desenvolve no indivíduo a versatilibidade. Portanto, o profissional de vendas deve ter boa comunicação, postura ética, saber as informações sobre os produtos que está comercializando, ter alto nível de auto-motivação (que deve ser levantado por psicólogo) e ter ótimo relacionamento interpessoal.
Após feito a verificação interna da empresa e se não houver pessoal qualificado para o cargo de vendedor, a empresa deve buscar um recrutamento externo. Onde é feito por empresas específicas para esta finalidade. A empresa contratante informa o perfil ideal do profissional e a empresa de recrutamento faz uma busca em seu banco de dados ou divulgado em meios de comunicação o recrutamento para iniciar uma triagem previa para encaminhar os perfís mais áptos para a empresa contratante.
Daí inicia o processo de seleção, onde os candidatos são entrevistados por psicólogos e profissionais que atuam na área relacionada ao cargo que está sendo selecionado. Tanto o psicólogo, quanto os profissionais que atuam na seleção, são escolhidos pela empresa de recrutamento ou são de dentro da empresa que fará a admissão do novo cargo. Empresas de pequeno porte, geralmente deixam a escolha com a empresa terceirizada ou com o dono da empresa e empresas de médio e grande, de modo geral, são os gerentes ou diretores do setor de vendas que dão o veredito final da selação.
É primordial um recrutamento e seleção com críterios bem estudados para o perfil correto do profissional que será admitido. Todos os involvidos são responsáveis por este novo profissional nas empresas, de forma direta ou indiretamente, pois serão cobrados por seus superiores dos resultados obtidos com esta contratação. Então, esta pratica, esta com o nível cada vez mais alto nas empresas.
Portanto, é correto afirmar que um processo de recrutamento e seleção mais adequedo ao perfil aumenjado pela empresa que o solicita, tem um resultado mais expressivo e admite um profissional promissor na empresa, gerando resultados positivos que toda empresa deseja.

Referencias Bibliográficas:
1George T. Milkovich & John W. Boudreau. Human resources Management. Nova York, Richard D. irwin, 1994, p. 165.
2Luís R. Gómez-Mejía, David B. Balkin & Robert L. Cardy. Managing Human Resources. Englewood Cliffs, NJ, Prentice Hall, 1995, p. 256.
3Rodnei Domingues, artigo publicado em CPDEC, www.atendimentoacliente.com.br /index.php?lingua=1&pagina=proc_vendas, 2006.
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